Resenha steve jobs: a biografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1502 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Comunicação Social – Jornalismo
Jornalismo Digital, Redes e Mídias Sociais

Resenha Crítica do livro Steve Jobs: A Biografia

Nome: Caroline Garske Rosa
Data: 26/11/2012

Resenha Crítica

ISAACSON, Walter. Steve Jobs: A Biografia. 1ª edição. Editora Schwarcz LTDA., 2011.

A biografia de Steve Jobs, co-fundador da Apple, foi escrita por WalterIsaacson. A obra divide-se em uma introdução, apresentação dos personagens e mais 41 capítulos. Após isso, são apresentadas as fontes, notas de explicação, créditos das imagens, agradecimentos e um parágrafo dedicado à apresentação do autor. Imagens reais de Steve Jobs, em diversas etapas de sua vida, também têm espaço no livro. Steve Jobs: A Biografia tem 607 páginas.
O foco narrativo da obra é emterceira pessoa, apresentando depoimentos e testemunhos de pessoas que conviveram com Jobs e falas do próprio. Apenas a introdução é narrada em primeira pessoa, pois é um capítulo em que o autor explica como surgiu a ideia de compor a biografia de Steve Jobs.
Logo ao abrir o livro é possível encontrar um pensamento retirado de um comercial da Apple, de 1997:

“As pessoas que são loucas osuficiente para achar que podem mudar o mundo são aquelas que realmente o mudam.” (Comercial Pense Diferente, 1997.)

O que conta o livro Steve Jobs: A Biografia?
Nesse livro, o biógrafo de Steve Jobs, Walter Isaacson conta a vida de Jobs desde a gravidez de sua mãe biológica, Joanne Schieble, a adoção, a infância humilde em Palo Alto, a desistência da faculdade, as experiências com LSD, aespiritualização oriental e zen-budista, a criação da Apple e de computadores revolucionários até a descoberta do câncer pancreático que o levaria a morte em 2011. A biografia contou com depoimentos de familiares e amigos de Jobs e do próprio. As fontes para busca de informações foram disponibilizadas pelo próprio biografado.
Steve Jobs sempre foi um homem com personalidade forte e marcante. Jobs sempresoube que era adotado, mas isso não era completamente aceito por ele. Quando engravidou do professor Abdulfattah Jandali, Joanne Schieble, mãe biológica de Steve, resolveu que colocaria seu filho para adoção, desde que os pais adotivos da criança tivessem formação superior. Mas o casal com formação, quando soube que era um menino, desistiu da adoção e por isso, Steve Jobs foi entregue ao humildecasal Paul e Clara Jobs. Desde pequeno, Steve ajudava o pai a construir e consertar coisas e isso o ajudou a perceber os detalhes em tudo, e o tornou perfeccionista. Certa vez, Steve Jobs disse ao seu biógrafo:

“Eu achava que o senso de design de meu pai era bastante bom, porque ele sabia como fazer qualquer coisa. Se precisávamos de um armário, ele o fazia. Quando construiu nossa cerca, medeu um martelo para que eu pudesse trabalhar com ele.” (pág. 24)

Já na adolescência, adotou uma dieta vegetariana e passou a acreditar que não precisava tomar banho, mais tarde, trabalhando na Atari, foi transferido para o período noturno, no qual não havia nenhum funcionário, devido, entre outras coisas, ao mau cheiro de Jobs. No colegial, conheceu Steve Wozniak, que passou a ser seu fielcompanheiro e grande entendedor de eletrônica. Steve Wozniak acompanhou Steve Jobs desde a primeira invenção deles, a “caixa-azul”, até 1985, quando deixou a Apple. A Apple começou na garagem do pai de Jobs e se tornou uma das maiores empresas de eletrônicos para consumo.
Em 1977, a então namorada de Jobs, Chrisann Brennan engravidou, e ele não reconheceu a paternidade mesmo com o exame de DNA,que dizia que a probabilidade da paternidade era de 94,41%. A criança veio a se chamar Lisa. Mais tarde, o primeiro computador da Apple, teria o mesmo nome. Após o Lisa, vieram os computadores pessoais chamados Apple I e Apple II. Jobs supervisionou ainda a criação de um computador pessoal chamado Macintosh.
Jobs ainda lançou o iMac, o primeiro grande sucesso de vendas da Apple desde o lançamento...
tracking img