Resenha: steve jobs a biografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1626 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha sobre Steve Jobs: A biografia

Steven Paul Jobs, mais conhecido apenas como Steve Jobs, foi um dos maiores gênios do século XX. Nascido em 1955,  foi criador de grandes empresas como Apple, NeXT e Pixar, e foi também desenvolvedor de vários conceitos na informática moderna.
Em sua biografia, que foi escrita por Walter Isaacson e tem seu conteúdo retirado de anos de grandes conversascom Jobs e pessoas próximas á ele, a história começa exatamente no início: seu nascimento. Fruto do relacionamento da estudante Joanne Schieble com o professor universitário assistente Abdulfattah Jandali, Jobs foi posto para adoção quando nasceu. Muitos dizem que uma parte de sua personalidade forte e marcante pode ser creditada á essa rejeição inicial. A impressão que temos ao ler o livro é queele se recusava a acreditar que qualquer coisa a seu respeito pudesse ser rejeitada, mesmo diante de evidências claras. Quando resolveu tornar-se vegetariano, por exemplo, passou a acreditar que não precisava tomar banho, porque seu corpo não mais produziria cheiros ruins. Continuou acreditando nisso mesmo após ser transferido para o período da noite na Atari, firma em que trabalhava, sendo o únicofuncionário da área naquele turno. É claro que a rejeição inicial não foi o único acontecimento a formar Jobs, mas sem dúvida contribuiu muito para a formação de sua extraordinária e as vezes controversa personalidade. Anos mais tarde, Jobs não reconheceria a paternidade de sua filha Lisa, fruto de seu relacionamento com a namorada Chrisann Brennan. Uma grande curiosidade é que o primeirocomputador cuja criação foi supervisionada por Jobs foi batizado justamente de Lisa.
Uma outra característica fundamental de Steve Jobs era sua obsessiva preocupação com os detalhes de seus produtos. Essa também tem origem no início de sua vida. Paul Jobs, seu pai adotivo, o ensinou que mesmo aquilo que não é visível deve ser bem cuidado e bem feito. Por isso, todos os produtos criados sob a supervisãode Jobs sempre botavam em primeiro lugar a qualidade, mesmo se os itens estivessem fora do alcance do olhar do consumidor. Um bom exemplo disso são as placas internas dos computadores da Apple, que quase nunca são vistas pelos consumidores mas que sempre foram planejadas de forma a serem esteticamente agradáveis. E o resultado  desse cuidado todo é que os produtos da Apple se destacam facilmente daconcorrência, dando sempre a impressão de exclusividade, beleza e qualidade.
Mas a história de Steve Jobs não é apenas de sucesso empresarial. Ao longo de sua vida, Jobs colecionou várias derrotas, por vários motivos. Sua primeira grande queda foi o afastamento da Apple pelo então CEO John Sculley. Apesar da grande amizade e dos vários elogios a Sculley, Jobs passou a entrar em conflito com osócio. Isso o fez ser afastado por Sculley, principalmente diante dos resultados ruins nas vendas do Macintosh e do Lisa. A partir de sua saída da Apple (que foi a segunda grande rejeição na vida de Jobs) ele fundou a NeXT, uma empresa dedicada à criação e comercialização de computadores de alto desempenho para instituições de ensino. Mesmo com a superioridade do hardware e do software, o fracassonas vendas dos computadores produzidos pela NeXT foi grande. Eles eram caros, e isso foi um grande motivo pelo fracasso de vendas.
Nesta época, Jobs adquiriu a divisão de efeitos especiais feitos por computador da Industrial Light and Magic, empresa de George Lucas, o grande mágico por trás da saga Guerra nas Estrelas. A empresa foi renomeada com o nome de Pixar e Steve Jobs estava convencido deque teria sucesso comercializando o hardware e o software de computação gráfica produzido por esta. Mas mais uma vez veio o fracasso, e em pouco tempo a Pixar se tornou deficitária. Apesar dos pesados cortes de funcionários e despesas, Jobs começou a acertar quando protegeu a área de criação da empresa. A Pixar expandiu sua atuação para a produção de peças comerciais, e demonstrou que poderia ir...
tracking img