Resenha sobre o sus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (796 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha sobre o SUS
Criado com a promulgação da Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde (SUS) representa a institucionalização do direito a saúde de todos os cidadãos brasileiros. Em umsistema integrado e gratuito, cuida da prevenção, promoção, cura e reabilitação da saúde e é tido como a política de maior inclusão social implementada no Brasil.
A primeira e maior inovação do SUS é seuconceito de saúde. Encarar esta apenas como ausência de doenças nos transmitiu um quadro repleto não só das próprias doenças como de desigualdades, insatisfação dos usuários, exclusão, baixaqualidade e falta de comprometimento profissional. Este conceito ampliado, ao definir os elementos condicionantes da saúde, incorpora o meio físico (condições geográficas, água, alimentação, habitação etc.);meio socioeconômico e cultural (emprego, renda, educação, hábitos etc.) e garantia de acesso aos serviços de saúde responsáveis pela promoção, proteção e recuperação da saúde e sua ausência serelaciona com todo este conjunto de determinantes.
O sistema de saúde deve-se relacionar com forças políticas como a defesa do meio ambiente, o movimento contra a fome, as manifestações pela cidadania,contra a violência no trânsito e a reforma agrária pois ao abraçar este conceito, pressupõe ainda a democratização interna da gestão dos serviços e dos sistemas de saúde como um elemento a mais nomovimento de construção da cidadania.
Além do conceito ampliado, o SUS possui dois outros conceitos importantes: o de sistema e a idéia de unicidade. O primeiro significa a interação de várias instituições,dos três níveis do governo e do setor . O segundo significa que existe a mesma doutrina e a mesma forma de organização em todo o país levando em conta as diferenças culturais, econômicas e sociais dopaís O que é definido como único na Constituição são os princípios da universalização, da eqüidade, da integralidade, da descentralização e da participação popular.
Princípios Doutrinários...
tracking img