Resenha sobre bullying

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2664 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BULLYING: PERIGO NAS ESCOLAS
A lei dos mais fortes e o silêncio dos inocentes.
Em escolas do mundo, todos os dias a vida de milhares de crianças e jovens é afetada por um fenômeno cada vez mais comum. De origem inglesa, a palavra bullying corresponde a um conjunto de atitudes de violência física e/ou psicológica que ocorrem nas instituições de ensino. É um tipo de agressão intencional, queridiculariza, humilha e intimida suas vítimas.
Altos ou baixos demais, gordinhos ou muito magros, tímidos, muito inteligentes, os que se destacam em suas avaliações, mais frágeis ou muito sensíveis, algumas crianças, por serem diferentes de seus colegas, sofrem intimidações constantes. Discriminados em sala de aula, as vítimas de bullying, na maioria das vezes, sofrem caladas frente ao comportamentode seus ofensores. E as consequências podem ser bastante graves: desde repetência e evasão escolar até o isolamento, depressão e, em casos extremos, suicídio e homicídio.
É comum e até considerado normal que as crianças impliquem uma com as outras, se dêem apelidos e briguem de vez em quando, mas nem sempre é fácil identificar quando esse tipo de problema aparece.
A prática de bullying agrava oproblema preexistente, assim como pode abrir quadros graves de transtornos psíquicos e ou comportamentais que, muitas vezes, trazem danos irreparáveis. Algumas atitudes podem se configurar em formas diretas ou indiretas de praticar o bullying, contudo raramente a pessoa que sofre essa ação recebe apenas uma forma de ofensa, geralmente caracterizada por um grupo, pois não é manifestadaindividualmente, pode ser expressa de várias maneiras: de forma verbal, como ofensas e xingamentos, atitudes físicas e materiais, como chutes, espancamentos e roubo, forma psicológica e moral, como humilhação e desprezo, de forma sexual, como o abuso, assédio e insinuações e até de forma virtual, com calúnias, montagens fotográficas para desmoralização via internet ou através do celular.
Os resultados sãodesastrosos, já que a criança atacada, já se encontra em desvantagem, pois apresenta baixa autoestima levando-o a prejuízos irreversíveis. Os transtornos causados pela prática do bullying não se limita a crianças e jovens, mas também a adultos que vivenciaram um período estudantil traumático.
As consequências podem apresentar sintomas psicossomáticos como cefaléia, insônia, cansaço, dificuldadesde concentração, transtorno do pânico, onde é caracterizado pelo medo intenso, fobia escolar, identificada pelo medo de estar no ambiente da escola. Apresentam ainda fobia social, transtorno de ansiedade, depressão, anorexia e bulimia, transtorno obssessivo-compulsivo, transtorno do estresse pós traumático e em casos pouco freqüentes podem aparecer também quadros de esquizofrenia, suicídio ouhomicídio.
A prática do bullying é considerada por si só repugnante no convívio social e pode vir a desencadear também situações em que sejam necessários cuidados médicos e psicológicos para que haja a superação do trauma.

OS PERSONAGENS DESSA TRAGÉDIA
Quem maltrata, quem sofre, quem assiste

A vítima pode ser classificada, em três tipos:
• Vítima típica: é pouco sociável, sofre repetidamenteas conseqüências dos comportamentos agressivos de outros, possui aspecto físico frágil, coordenação motora deficiente, extrema sensibilidade, timidez, passividade, submissão, insegurança, baixa auto-estima, alguma dificuldade de aprendizado, ansiedade e aspectos depressivos. Sente dificuldade de impor-se ao grupo, tanto física quanto verbalmente.
• Vítima provocadora: refere-se àquela que atrai eprovoca reações agressivas contra as quais não consegue lidar. Tenta brigar ou responder quando é atacada ou insultada, mas não obtém bons resultados. Pode ser hiperativa, inquieta, dispersiva e ofensora. É, de modo geral, tola, imatura, de costumes irritantes e quase sempre é responsável por causar tensões no ambiente em que se encontra.
• Vítima agressora: reproduz os maus-tratos sofridos....
tracking img