Mercados de concorencia perfeita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice pag.
1.1 INTRODUÇÃO 1

1.2 RESUMO 2

2.1 MERCADO 3

Classificação dos Mercados 4

TIPOS DE MERCADO 5

2.2 Concorrência 7

2.3 O QUE É CONCORRÊNCIA PERFEITA? 7

3.1 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE MERCADO DE CONCORRÊNCIA PERFEITA 9

3.2 Livre mobilidade10

3.3 Regulamentação de mercado 11

4.1 O Equilíbrio 13

4.2 Oferta e a demanda 14

4.3 Comportamento de um mercado de concorrência perfeita quanto aos lucros 14

6.1 CONCLUSÃO 16

7.1 REFERENCIAS 16












1.1 INTRODUÇÃO

O Presente trabalho retrata Sobre o mercado de concorrência perfeita. Neste contexto vamos abordar o conceito de mercados. No mercado o preço ea quantidade são as variáveis mais importantes a serem determinadas na interacção da oferta e da demanda. Destacamos que os aspectos relativos à estruturação e à regulamentação também são questões fundamentais para a organização do mercado.


O tema central deste trabalho é mercado de concorrência perfeita. Teve-se finalidade fazer uma abordagem seria e cuidadosa deste assunto.Objectivo Geral

➢ Compreender e analisar o conceito de mercado

Objectivo Específicos

➢ Identificar as principais estruturas de mercado e as suas características

➢ Definir e detalhar o conceito de mercado de concorrência perfeita

➢ Focalizar o termo concorrência perfeita e citar as suas características



METODOLOGIAS

A pesquisa que serve de suporte a estetrabalho baseou-se não somente na consulta bibliográfica mas também em material científico de suporte electrónico na internet.



1.2 RESUMO

Concorrência perfeita é um tipo ou estrutura de mercado onde existe um grande número de produtores e consumidores. Numa situação de concorrência perfeita nenhuma empresa pode, por si só, influenciar o mercado. O conjunto das empresas é quem determina aoferta de mercado, a qual interagindo com a demanda, determina o preço de equilíbrio. Independentemente da quantidade que uma empresa produz, essa empresa terá obrigatoriamente que vender a sua produção ao preço determinado pelo mercado.
O preço de equilibro é determinado pela interacção entre oferta e procura, sendo a oferta o resultado da produção do conjunto das empresas existentes nesse mercadoconcorrencial.

As principais características de um mercado de concorrência perfeita, são: grandes números de empresas ofertando produtos substituíveis; inexistência de economia de escala (produção em larga escala); nenhuma empresa ou consumidor é suficientemente grande para impor preço, qualidade, tipo e outras condições - quem dita a regra é a lei da oferta e da procura - o senhor da situaçãoé o mercado; vendedores e compradores ficam subordinados ao mercado.

Numa estrutura de concorrência perfeita, devem prevalecer as seguintes premissas: mercado atomizado (composto de um grande número de empresas, como se fossem átomos); produtos homogéneos (não existe diferença entre os produtos ofertados pelas empresas concorrente); transparência de mercado (todas as informações sobre lucros epreços são conhecidos por todos os participantes do mercado).







Antes de começarmos a tratar do nosso tema que pretendemos mas focalizar que é o “ mercado de concorrência perfeita” vamos abordar o mercado de uma forma geral.

2.1 MERCADO
Mercado é o conjunto de compradores e vendedores, que através de um processo de negociação, determinam o preço e a quantidade do bem a sertransaccionado e trocado entre ambos. Os mercados tendem a equilibrar-se pela lei da oferta e da procura.
Em qualquer mercado uma das variáveis chave é o preço, o qual mede o valor do bem em termos monetários. Funcionam como indicadores quer para os compradores, quer para os vendedores: se os consumidores querem mais de um bem, o seu preço aumenta; este aumento cria um incentivo a quem quer vender...
tracking img