Resenha saude mental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1545 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Historia da Psiquiatria no Brasil

No Brasil colonial por volta do inicio do século XIX a assistência aos doentes mentais era extremamente precário, ou para melhor se dizer, não havia assistência especifica aos doentes. Neste período era muito escassos médicos licenciados e o que possuiam esta graduação buscava trabalhar somente para as pessoas ricas e importantes.
As pessoas com osproblemas mentais ficavam aos cuidados de Curandeiros de todos os tipos, inclusive por sarcedotes católicos Jesuítas. Conforme dito anteriormente, não havia médicos psiquiatras, porem os hospitais da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia abrigava e tratava os enfermos mais necessitados mesmo sem recursos para realizar um tratamento eficaz e em condições sanitárias muito precárias mesmo para o momentohistórico.
A partir do meado do século XIX com o avanço do conhecimento científico e da consciência social que a medicina começou a tomar a forma atual. A Corte trouxe uma médico cirurgião José Correa Picanço (1745-1823) jubilado em anatomia e cirurgia na Universidade de Coimbra e cirurgião do reino, chegando no Brasil, o mesmo assumiu a coordenação da criação de uma escola de medicina ecirurgia. O Curso iniciou no Hospital Real militar onde futuramente se tornou o edifício Tradicional Escola de Medicina da Bahia e no mesmo ano foi criado o Curso de medicina na cidade do Rio de Janeiro.
Com a influencia significativa da revolução Francesa e a industrial, o problema de saúde mental começou a ser tratado como problema médico, surgiu na França com a reforma patrocinada por Pinel eInstituída por Esquirol um modelo para a transformação nas assistências psiquiátrica de todo o mundo ocidental. No Brasil foi criada a assistência psiquiátrica pública, já reformado segundo com os valores da época.
Com a urbanização da cidade do Rio de Janeiro, Ouro Preto e Salvador mudou muito a fisionomia por ser tornarem urbanizadas, porem foram aparecendo os problemas psiquiátricos, pois antesda urbanização os doentes estavam espalhados por vilarejos e nas comunidades rurais e com a concentração de pessoas nas cidades foram aparecendo a realidade e criando uma perturbação para a área urbana.
Foi sugerida a criação de uma casa de saúde ou Hospício de doidos para abrigarem os doentes mentais que estavam trancados em suas casas, os que andavam livremente na cidade e os que habitavam oHospital da Santa Casa de Misericórdia. As reivindicações vinham com maior força da classe médica e higienistas vinculados à sociedade médica do Rio de Janeiro. O Dr. José Martins da Cruz Jobim foi considerado o primeiro médico de doentes mentais do país e que foi o cuidador dos doentes que foram internados nesta primeira casa de saúde, que o mesmo era uma casa que recebeu adaptações para oconvívios dos doentes.
Como parte da comemoração da maioridade do Imperador Pedro II, foi inaugurado o Hospício Pedro II que na época foi considerado os mais belos edifício da América do sul, devido à falta de estrutura na administração da entidade, a administração ficou por conta da irmandade da Santa Casa de Misericórdia, assim a entidade não teve condições de se tornar pública e a sociedade eos médicos não tinham autonomia para coordenar, assim a entidade parecia mais como um convento de freiras.
As casas psiquiátricas sofreram influencia da teoria de Pinel, que denominava a causa das loucuras dos doentes eram a convivência com as famílias e da sociedade de forma geral.
A liga brasileira da higiene mental que foi fundada por Gustava Riedel teve como objetivo prestarassistência aos doentes mentais, porem este objetivo foi sendo alterado e as metas passaram a enfatizar a profilaxia das doenças por meio da educação, prevenção, o que teria um avanço. Mas devido a ideologia eugênicas adotadas no período, fez com que a sociedade confundissem doença mental com as marginalidades, fazendo a apreensão dos alcoólatras, aos viciados em jogos, as prostitutas e os criminosos....
tracking img