Sistema reprodutor feminino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3443 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO








INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO 3
FUNÇÕES DO SISTEMA REPRODUTOR FEMININO 3
COMPONENTES DO SIST. REPROD. FEMININO 3
OVÁRIOS 4
TUBAS UTERINAS 5
UTERO 5
VAGINA 6
HIMEN 7
GRANDES LÁBIOS 7
PEQUENOS LABIOS 7
CLITÓRIS 8
VULVA 8
GLÂNDULAS MAMÁRIAS 9
HORMÔNIOS SEXUAIS FEMININOS 9
CICLO MESTRUAL 10
ENDOMETRIOSE 11REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12






















INTRODUÇÃO

No dia 21 de Maio de 2012 os alunos do 3º semestre de Psicologia participaram de uma aula dinâmica sobre o Sistema Reprodutor Feminino. Ministrada pela professora Regina Reis Abrão, a atividade aconteceu no laboratório da universidade, onde os alunos puderam observar os bonecos anatômicos identificando cadaórgão e entender suas funções, o que nos proporcionou um maior envolvimento e compreensão da matéria. O objetivo deste estudo foi fazer a revisão bibliográfica do assunto, analisando a estrutura geral do sistema reprodutor feminino com ênfase nas principais funções dos órgãos que compoem este sistema, fazendo assim um relatório sobre o assunto.


FUNÇÕES BÁSICAS DO SISTEMA REPRODUTOR FEMININOPara que se atinja a gravidez é necessário que todos os órgãos e sistemas relacionados ao aparelho reprodutor estejam exercendo suas funções corretamente, como se fosse uma grande orquestra.
O sistema reprodutor feminino é composto de diversas estruturas. As principais são: ovários, tubas uterinas, útero, vagina, vulva. Cada uma exerce sua função específica, muitas vezes estimulada e reguladapor hormônios produzidos no cérebro (hipotálamo) ou em outros órgãos (glândula hipófise).

COMPONENTES DO SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

ÓRGÃOS EXTERNOS: são essencialmente os elementos que formam a vulva, embora também se possa incluir a vagina neste grupo, e correspondem às estruturas que participam na cópula, o ato que permite a entrada das células reprodutoras masculinas, ou seja, dosespermatozóides presentes no sémen, no organismo feminino com o intuito de se encontrarem com as células reprodutoras femininas, de modo a que possa ocorrer a fecundação, o ponto de partida para o desenvolvimento de um novo ser.

ÓRGÃOS INTERNOS: compreendem os ovários, que constituem as gónadas femininas, nas quais os óvulos são formados e as hormonas sexuais femininas são elaboradas; as tubasuterinas, as duas estruturas tubulares que se prolongam dos ovários até ao útero e nas quais as células reprodutoras masculinas se encontram com as células reprodutoras femininas; e o útero, o órgão oco no interior do qual se desenvolve o embrião após a fecundação.


Ovários

Os dois ovários da mulher estão situados na região das virilhas, um em cada lado do corpo. Tem cerca de 3 cm decomprimento e apresentam em sua porção mais externa (córtex ovariano), as células que darão origem aos óvulos. Também produzem os hormônios sexuais femininos estrógeno e progesterona. É formado por uma parte central denominada medula e uma camada externa chamada de córtex. No córtex estão numerosos e minúsculos folículos, cada um contendo um oócito (célula germinativa feminina). Os oócitos são produzidosdurante os primeiros cinco a seis meses de vida fetal.

Ovulogênese
É o processo de formação dos óvulos, inicia-se ainda antes do nascimento, em torno do terceiro mês de vida uterina. As células precursoras dos óvulos multiplicam durante a fase fetal feminina. Em seguida, param de se dividir e crescem, transformando-se em ovócitos primários. Ao nascer, a mulher tem cerca de 400 mil ovócitosprimários.

Folículos Ovarianos
As células germinais femininas transformam-se em óvulos na maturidade. Os grupos de células ováricas, que rodeiam cada óvulo, diferenciam-se em células foliculares, secretando nutrientes para o óvulo. Durante a época da reprodução, conforme o óvulo se prepara para ser liberado, o tecido circundante torna-se menos compacto e enche-se de líquido, ao mesmo tempo em...
tracking img