Resenha: a análise institucional no processo de renovação do serviço social no brasil. (texto saúde mental e serviço social – o desafio da subjetividade e da interdisciplinaridade) josé augusto bisneto.

1278 palavras 6 páginas
Resenha: A Análise Institucional no Processo de Renovação do Serviço Social no Brasil. (Texto Saúde mental e Serviço Social – o desafio da subjetividade e da interdisciplinaridade)
José Augusto Bisneto.

Disciplina: Prática Profissional
Docente: Miriam. K.A.Guindani
Discente: Cleide Regina Bomfim Dos Santos
Janeiro 2013

Introdução
A análise das práticas institucionais é uma contribuição que representa uma linha de pensamento importante porém escassa no processo de renovação do Serviço Social. Como a realidade é dinâmica, esse processo de renovação está em andamento e a analise das instituições se mantém no debate contemporâneo da profissão.
As organizações empregadoras de assistentes sociais são múltiplas e coloca em destaque a pratica profissional em organizações institucionais e por isso a necessidade de se recorrer a teorias sobre instituições nesse processo de renovação.
As transformações institucionais produziram reflexos na pratica dos agentes. O autor busca examinar, em particular, o assistente social na sua tentativa de desenvolver reflexões teóricas que dessem conta desse fenômeno. É necessário então o conhecimento teórico sobre as organizações e as instituições, pois isso constitui a mediação entre a teoria e prática,. No entanto, a análise institucional das práticas não apresenta unidade. Os autores de Serviço social não se aglutinam em torno de nenhum polo analítico predominante, as fontes a que se recorrem são variadas, referenciando diversas linhas.
Enfoques de instituição no Serviço Social
A produção especifica no Serviço social sobre a prática profissional em organizações institucionais foi bem limitada até meados dos anos 70. Distinguiremos três enfoques sobre a questão institucional: a) Tradicionalmente no Serviço Social, a instituição é considerada como canal organizativo, o lugar da racionalização instrumental dos meios, dos recursos, para o bom atendimento à clientela, finalidade última da profissão. b) Na

Relacionados

  • revista ação social.
    92947 palavras | 372 páginas
  • Sociologia Para Jovens Do S Culo XXI Hellip
    244837 palavras | 980 páginas
  • Prof. UFV
    378868 palavras | 1516 páginas
  • Sistema Acusatório - A Conformidade Constitucional das Leis Processuais Penais
    118940 palavras | 476 páginas
  • senhores de engenho
    405859 palavras | 1624 páginas