O que faz o brasil - roberto damata

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (963 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHAMENTO
“O QUE É O BRASIL, BRASIL?” ROBERTO DAMATTA (2004)


O livro fala sobre a identidade brasileira nos minimos detalhes, como: comida, carnaval, religião, relação entre homens emulheres, vida doméstica, trabalho, racismo, etc. Fala que a construção da identidade de um indivíduo se dá juntamente com a construção de sua sociedade, através da prática de seus costumes, hábitos eregularidades, tornando os indivíduos singulares com sua sociedade. É uma obra dividida em oito capítulos.

1º capítulo – O autor distingue o brasil com “b” minusculo de Brasil com “B” maiúsculo. Oprimeiro seria uma população doentia que, em contato com uma natureza exuberante e um clima tropical, estaria fadada a degeneração e a morte. E o outro com “B” maiúsculo, um pais com cultura, localgeográfico e território reconhecido internaciolnamente.
O Brasil não é composto apenas por estatísticas, é preciso acrescentar os lados positivos que geralmente não interessam e por isso deixam de serenfatizados.
2º capítulo – É destacado a diferença entre casa e rua, sendo a casa um local dotado de emoções, ela tem um significado mais amplo, é nela que predomina os valores familiares, é um espaçoprivado, de relaxamento, onde há uma hierarquia de valores pessoais. Já a rua é um lugar onde as pessoas não tem rosto e alma, mas, sim caras e corpos, onde é só mais um no meio as multidão. Define a ruacomo um lugar de “batente” e perigoso, em contraste com a casa, um lugar de aconchego e segurança, e termina falando sobre o trabalho e as marcas que trás da escravidão, onde o patrão acha-se dono dotrabalhador.
3º capítulo – Este capítulo fala do tipo de racismo que acontece no Brasil, ou seja, são “fenômenos” que acontecem na vida dos brasileiros, que ocorre por causa da dificuldadeencontrada na adaptação aos valores igualitário na rua, devido valores pessoas adquiridos em casa, hierarquizados. Também é relatado as teorias racistas européias e norte americanas do séc. XIX que não era...
tracking img