Resenha reformas e realidade – o caso do ensino das ciências modalidade didáticas e recursos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (854 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA
REFORMAS E REALIDADE – O CASO DO ENSINO DAS CIÊNCIAS
MODALIDADE DIDÁTICAS E RECURSOS


Tendências tradicionalistas e racionalistas ainda existem e permeiam o ensino brasileiro e tambémos sistemas educacionais de outros países. Com o ensino de Ciências é realmente isso o que acontece, sendo que o currículo da disciplina é até os dias atuais ensinado de maneira em que os alunos nãoabsorvem conhecimento, sendo rapidamente esquecida pelos mesmos. No final dos anos 60 Jean Piaget desenvolve várias teorias sobre desenvolvimento intelectual onde o fundamental e deixar claro aimportância do sujeito interagir com o objeto de estudo, ou conhecimento para que o educando abstrai conhecimento e interiorize o mesmo, fazendo com que ele aprenda de forma natural.
É relevante que no ensinode ciências as aulas práticas apareçam para que a aprendizagem seja sempre motivada a uma experiência, ou descoberta, fazendo com o educando fixe conhecimento a respeito de fatos e fenômenos queexistem na disciplina. Porém o professor deve ser a todo o momento o orientador do aprendizado nesse tipo de aula e também dentro da sala, pois sem a o apoio do professor corre o risco da aula perder ofoco e não ser bem proveitosa perdendo assim a oportunidade de formular ou reformular conceitos.
Nem sempre se deu ao ensino da ciência a importância que se dá hoje, como por exemplo, efeitosclimáticos, meio ambiente, aquecimento global bem como a descobertas de outro planeta. A ciência já foi considerada uma atividade neutra, isentando os pesquisadores de julgamento de valores sobre o que estavamdizendo, ou seja, a não era dado credibilidade nenhuma a esse tipo de estudo. Com o passar dos anos e a medida que aumentavam os problemas sociais no mundo, valores e temáticas foram incorporadas aoscurrículos, devido a acontecimentos na sociedade, na crise energética e na revolta dos estudantes os currículos foram tomando forma e maiores proporções sendo que esses fatos provocaram profundas...
tracking img