Resenha pedagogia da autonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (702 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Pedagogia da Autonomia – Paulo Freire
Saberes necessários à prática educativa

Em sua obra, Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa, Paulo Freire sugere que o docente temque ter consciência e a responsabilidade na qualidade de construtor do conhecimento. Conhecimento este que não deve jamais ser apenas transferido para o aluno, mas sim estimulá-lo na busca de novosconhecimentos. Em cada capítulo, Freire apresenta sua visão de uma educação autônoma, tanto por parte dos docentes, quanto dos discentes. O livro é de total importância para a relação docente-discente,na busca de um aprendizado de qualidade.
No primeiro capítulo, Freire deixa clara a essência dele, como educador e mais, como ser humano, principalmente. Afirma que “Não há docência sem discência”, asduas se explicam e seus sujeitos apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem à condição de objeto, um do outro. Ninguém é sujeito da autonomia de ninguém, educando e educador trabalhando emconjunto, construindo o saber com coerência e ética.
Ensinar exige que o professor, capacitado aguce a curiosidade nos alunos a fim de que se tornem pessoas críticas, capazes de entender, analisar elevantar dúvidas que estudadas geram novos conhecimentos ao tema estudado. Paulo Freire defende uma pedagogia em que o educador precisa buscar novos estímulos didáticos para vencer as dificuldades eassim encontrar meios de despertar o interesse pelo aprender. É preciso ensinar os alunos a pensar, porém, é impossível aprender a pensar sob um regime em que os alunos passam pela tortura de repetir,copiar e decorar. Não há desenvolvimento da autonomia num ambiente onde prevalece o autoritarismo do professor, em que os alunos vêem o professor como dono exclusivo do saber.
“Fala-se quaseexclusivamente do ensino dos conteúdos, ensino lamentavelmente quase sempre entendido como transferência do saber. Creio que uma das razões que explicam este descaso em torno do que ocorre no espaço-tempo...
tracking img