Cursos informais em turismos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9474 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – INTRODUÇÃO

Este trabalho de conclusão de curso é sobre a capacitação do profissional de turismo em Curitiba. Pretende-se fazer uma análise do mercado dos cursos livres - não possuem regularidade e não são regulados pelo Ministério da Educação e Cultura – com o objetivo de propor novos conteúdos e metodologias. A oferta de cursos livres de turismo será comparada com a demanda destescursos por meio da percepção dos empresários da área.
A prestação dos serviços turísticos é considerada uma atividade complexa pelo uso intensivo de pessoas em toda a sua cadeia produtiva. Preparar adequadamente os profissionais da área é uma atividade estratégica, uma competência essencial dos produtos e equipamentos turísticos, podendo influenciar em até 70% a satisfação dosconsumidores, os turistas. Cliente satisfeito retorna à destinação turística renovando o ciclo da atividade e trazendo consigo outros turistas.
Esta pesquisa efetuou um levantamento da oferta e a demanda dos cursos livres e as comparou para verificar se a qualificação do profissional de turismo está atendendo as necessidades de conhecimento e competências exigidas pelo mercado.
O capítulo 2versará sobre o turismo, sua conceituação, importância e natureza como prestação de serviços. O capítulo 3 traz informações sobre o aprendizado para o turismo, a classificação dos cursos e os modelos de capacitação profissional. No capítulo 4 será apresentado o resultado do levantamento da oferta de cursos na área do turismo em Curitiba para que possa ser comparado com o resultado da pesquisa dademanda, apresentada no capítulo 5. No capítulo 6, são apresentadas sugestões de vários autores sobre os conhecimentos, habilidades e competências necessárias ao bom profissional do turismo. No capítulo 7 encontram-se algumas sugestões para o planejamento do desenvolvimento profissional, podendo-se utilizar as metodologias encontradas no capítulo 8. Ao final visualiza-se a conclusão da pesquisacontendo indicação de cursos e metodologias que podem ser oferecidas para a capacitação do profissional de turismo em Curitiba.

2 – TURISMO – CONCEITO E CARACTERÍSTICAS

Existem várias definições sobre o turismo. Elas dependem da perspectiva que o autor analisa a atividade. Para o analista Frank M. Go citado por Trigo (2002:):

O turismo pode ser definido como omovimento de indivíduos e grupos de uma localização geográfica para outra por prazer e/ou por negócios, sempre em caráter temporário; o atendimento das necessidades dos viajantes, seja em trânsito ou no destino; e os impactos econômico, sociocultural e ecológico que tanto os turistas como o setor turístico provocam nas áreas de destino.

Segundo Ferretti (2002:13), a Organização Mundial doTurismo (OMT) caracteriza o turismo como "as atividades que as pessoas realizam durante suas viagens e permanência em lugares diferentes daqueles em que vivem". O período deve ser inferior a um ano e a finalidade deve ser ligada ao lazer, negócios, entre outras.
Ainda em Ferretti (2002:13), as várias definições de turismo possuem em comum os seguintes elementos:

▪ Existe ummovimento físico dos turistas para lugares diferentes daqueles em que residem.
▪ A permanência no destino será apenas por um determinado período de tempo.
▪ O Turismo engloba tanto a viagem quanto as atividades que os turistas desenvolverão no local a que se destinam.
▪ Independente dos motivos que geraram a viagem, o turismo compreende serviços eprodutos criados para a satisfação das necessidades dos turistas.

2.1 - A IMPORTÂNCIA SÓCIO-ECONÔMICA DO TURISMO

Segundo a OMT (2003), o turismo internacional vem apresentando um aumento médio de 5,2% a.a no fluxo de turistas (1965 a 2002). Em 2002, 714,6 milhões de turistas realizaram viagens internacionais gerando receitas de US$ 483 bilhões, fazendo o turismo tornar-se a terceira...
tracking img