Resenha pcn de artes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1375 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]



UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA


FACULDADE DE EDUCAÇÃO


CURSO DE PEDAGOGIA NOTURNO


1



MARIA LUIZA DE ALMEIDA









Resenha crítica dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Artes



2


3





















Juiz de Fora – MG

Dezembro 2010










MARIA LUIZA DE ALMEIDA1



Resenha crítica dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Artes






Relatório apresentado ao Professor Rogério de Freitas, na disciplina Fundamentos Teórico Metodológicos em Artes, do Curso de Graduação em Pedagogia, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora – MG.Juiz de Fora – MG

Dezembro 2010













Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte / Ministério da Educação e do Desporto / Secretaria de Educação Fundamental, Brasília 1997.




O PCN de Arte é um referencial voltado para o professor de Arte, para servir de instrumento de auxílio em seu trabalho, no qual é destacada a teoria e a práticaem Arte nas escolas brasileiras, ressaltando ainda, as características do fenômeno artístico, seu conhecimento como produção, fruição e reflexão, por meio dos quais se destaca a função da escola e o que está envolvido no conhecimento da arte e as possibilidades de vários prazeres que ela traz. Os Parâmetros discorrem também sobre os objetivos gerais, conteúdos e outros itens importantesconcernentes a arte para o ensino fundamental. Por fim, destaca algumas orientações didáticas como a criação, aprendizagem e a comunicação em arte.




Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte aqui resenhados é apenas um fragmento deles. O primeiro tema se intitula “Teoria e prática em Arte nas escolas brasileiras” seguido por “A arte como objeto de conhecimento”. Dentro deste segundo título vêma seguir dois subtítulos: “O conhecimento artístico como produção e fruição” e “O conhecimento artístico como reflexão”. O terceiro tema a ser considerado é “Aprender e ensinar arte no Ensino Fundamental”, sendo o quarto “Objetivos gerais de arte para o Ensino Fundamental”, e o quinto “Os conteúdos de arte no Ensino Fundamental” que apresenta dois subtítulos que são: “Critérios para a seleção deconteúdos” e “Conteúdos gerais de Arte”. Mais no final dos Parâmetros vamos considerar “As orientações didáticas” a “Criação e aprendizagem” e a seguir sete subtítulos relacionados à didática, que são: “A organização do espaço e do tempo de trabalho”, “Os instrumentos de registro e documentação das atividades dos alunos”, “A pesquisa de fontes de instrução e de comunicação em arte”, “A História daArte”, “A percepção de qualidades estéticas”, “A produção do professor e dos alunos” e “As atitudes dos alunos”. E finalmente, os dois últimos títulos: “Arte e os Temas Transversais” e “Trabalho por projetos”. Tudo isso disposto em quarenta páginas, a saber, as páginas de números trinta e um a cinquenta e sete e de cento e cinco a cento e dezenove.




Entre a teoria e a prática está odescompasso existente na questão que envolve o ensino da arte no Brasil, e isso se prova de várias formas: na fragilidade da formação docente; pelas poucas edições dedicadas a arte; na reduzida carga horária destinada à matéria, que fica apenas a cargo das datas comemorativas e os enfeites na rotina da escola. Sem um esclarecimento de sua real função, com a ausência de fundamentos significativos eespecíficos, e com a falta de material prático e didático, os docentes não conseguem concretizar suas práticas pedagógicas.

A arte é tida como um conhecimento produzido pelo homem em resposta às perguntas que sempre se fez, relacionadas à sua ocupação no mundo. A arte, os conhecimentos científico, técnico ou filosófico são semelhantes em seus atos de criação e inovação. Nas sociedades...
tracking img