Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (660 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA

ROJO, Roxane. Letramento e diversidade textual. In: Boletim 2004, Alfabetização, leitura e escrita, programa5. Disponível em: www.tvebrasil.com.br/salto. Acesso em: 22 jun. 2004.
RoxaneRojo é..... http://web.mac.com/rrojo/Roxane_Rojo/Home.html veja no site


No artigo, Letramento e diversidade textual, Roxane Rojo propõe, inicialmente, uma reflexão sobre a leitura e produção detextos no Brasil, sendo que a leitura não é um habito comum à população. Prevê mudanças nesse quadro, diante da criação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, que muda totalmente o que se entendia porleitura e escrita de textos.
A autora apresenta as idéias do PCN com a visão inovadora de leitor/produtor de textos, que conhece, compreende e usa seus conhecimentos nas práticas sociais e sabeadequa – las diante das diversas situações. Ela dá ênfase que o ensino da Língua Portuguesa, deixa de ser uma análise da língua e transforma-se em práticas de uso da linguagem, com noção de ordem social,onde a aprendizagem se torna uma apropriação de experiências que o individuo teve, nas diferenciadas ações sociais, ou seja, a escola deve ensinar os sujeitos a serem leitores/produtores de texto, quesaibam identificar os diferentes interlocutores e adequar suas produções orais ou escritas para boa compreensão.
Roxane destaca a importância que o PCN dá aos gêneros textuais no processo deapropriação. A exploração do gênero do discurso através de suas propriedades temáticas, formais e estilísticas, é que promove a compreensão das diversidades textuais e torna possível a aprendizagem dossujeitos que ligam a pratica social com a atividade de linguagem. A autora usa Bakhtin para exemplificar gêneros do discurso apresentando três dimensões essenciais e indissociáveis: os temas, a formacomposicional e as marcas lingüísticas. Esses são importantes para que se identifique a situação em que os textos foram produzidos, facilitando assim a compreensão do leitor.
As situações comunicativas...
tracking img