Resenha-montesquieu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1483 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
"Não haverá também liberdade se o poder de julgar não estiver separado do poder legislativo e do executivo, não existe liberdade, pois pode-se temer que o mesmo monarca ou o mesmo senado apenas estabeleçam leis tirânicas para executá-las tiranicamente". Ainda completa: "O poder de julgar não deve ser outorgado a um senado permanente, mas exercido por pessoas extraídas do corpo do povo, num certoperíodo do ano, de modo prescrito pela lei, para formar um tribunal que dure apenas o tempo necessário." (Montesquieu)

BIOGRAFIA DE MONTESQUIEU

Montesquieu, Charles Louis de Secondat, nasceu em 18 de janeiro de 1689, em Bordeaux, na França, no Castelo de La Brède, propriedade da família. A mãe, Marie Françoise de Pesnel, tinha origem inglesa e de família com negócios na área de vinhos e opai, Jacques Secondat de família nobre francesa.
Seu aprendizado inicial foi em casa e somente aos onze anos entrou para o Colégio Juilly. Era um colégio que tinha como alunos os filhos da mais ricas famílias, comandado por padres oratorianos que ensinavam os alunos utilizando a doutrina iluminista da época. Aos 16 anos entrou para a faculdade de Direito da universidade de Bordeaux e em menos detrês anos já estava exercendo a profissão de advogado em Paris. Sua experiência como advogado durou um estágio de apenas dois anos, pois teve que voltar para Bordeuax devido à morte do pai. Com o incidente, foi obrigado a assumir os negócios da família e ficou tão envolvido nisso que em menos de dois anos casou-se tendo com a esposa, Jeanne de Lartigue, três filhos. Neste período foi nomeadoBarão de Montesquieu herdado de um tio falecido. Os negócios passaram para as mãos da esposa que tinha notável desenvoltura com cálculos. A fortuna da família foi aumentando com a morte de outros parentes e o jovem escritor, com menos de 30 anos, já tinha sua estabilidade financeira garantida por vários anos.
Foi então que tomou a decisão de também se dedicar aos estudos. Iniciou, na Academia deBordeaux, estudos do direito romano e à biologia, física e geologia.
Com estes estudos, Montesquieu pode se aprofundar no estudo iluminista que tinha iniciado no Colégio Juilly, aliando as ciências naturais e as questões humanas. Em pouco tempo o autor publicou artigos sobre o direito romano e artigos científicos.
Sua primeira obra de maior destaque foi publicada em 1721, intitulada de “ CartasPersas”, que é uma sátira aos costumes e filosofia francesa. O autor imprimiu uma alta dose de sarcasmo colocando dois viajantes persas em Paris, trocando correspondências sobre a França. Nesta obra a crítica às autoridades políticas e religiosas, bastante característica dos iluministas, é constante em todo o livro. Por meio dos dois personagens Montesquieu aproveita para criticar tudo o que oincomodava na sociedade francesa da época.
Depois do êxito alcançado com "Cartas Persas" foi admitido nos grandes círculos intelectuais de Paris. Aos 39 anos foi estudar na Academia Francesa e como parte dos estudos iniciou uma maratona de viagens pela Europa que proporcionaram a Montesquieu a oportunidade de conhecer obras importantes para sua formação. Depois de passar pela Itália, Holanda eAlemanha terminou sua peregrinação na Inglaterra lugar onde concluiu sua formação intelectual. Na Inglaterra relacionou-se com os círculos políticos, entrou para a maçonaria e para a Academia Real. Neste período teve grande contato com a doutrina iluminista. Com a conclusão das viagens Montesquieu ficou recluso por dois anos, dedicando-se exclusivamente a escrever.
Neste período escreveu sua principalobra, “Dos Espíritos Das Leis” que se tornou referência mundial para advogados, legisladores e obra obrigatória na utilização de método científico para análise de fatos. Foi uma obra que o autor tinha em mente desde a juventude. Fez um vasto estudo nas áreas de direito, história, economia, geografia e teoria política que percorreu mais de dez anos até sua publicação em 1748.
Ele sofreu ao...
tracking img