Acc - financiamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 50 (12444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
OS EFEITOS DA DINÂMICA CAMBIAL SOBRE OS GANHOS DE ARBITRAGEM COM ACCS E ATIVOS DOMÉSTICOS
Piero B. Basile1 Marcelo S. Portugal2 Resumo

A verificação de um câmbio bastante valorizado ao longo de 2004 e 2005, que diminui a competitividade do produto brasileiro e a rentabilidade do setor exportador, ressaltou a importância das operações com adiantamentos de contratos de câmbio (ACCs) como meiode driblar os percalços de um câmbio adverso e manter a atratividade, em termos de lucratividade, da atividade exportadora. Este trabalho, então, busca aumentar o conjunto de informações dos exportadores que vislumbram a possibilidade de realizar operações de arbitragem com ACCs, analisando mais detalhadamente os fatores que determinam os resultados das operações com ACCs e verificando o papel dadinâmica cambial sobre esses ganhos. Para tal, são utilizados modelos econométricos de variância condicionada auto-regressiva (ARCH), cujos resultados sinalizam uma relação significativa entre a volatilidade do câmbio e maiores margens de retorno na arbitragem com ACCs.

Palavras-chave: Adiantamentos de Contratos de Câmbio (ACC); Arbitragem; Rentabilidade das Exportações; Finanças Corporativas;GARCH-in-Mean-Level; Classificação no JEL: G30

1. INTRODUÇÃO O setor exportador brasileiro conta atualmente com diversas alternativas de financiamento às exportações, inclusive com linhas específicas para setores e produtos em particular. Dentro desse conjunto de opções, o Adiantamento de Contratos de Câmbio (ACC) é a operação utilizada com maior freqüência pelos exportadores. Nela, os bancos,amparados por uma linha de crédito externa, concedem aos exportadores adiantamentos parciais ou totais dos reais equivalentes à quantia em moeda estrangeira contratada pelos mesmos. O exportador recebe antecipadamente a remuneração pela venda da sua mercadoria, pagando uma taxa de juros de nível internacional, e aplica em ativos domésticos, que pagam taxas de juros superiores. Essa possibilidade deobter recursos que cobram taxas de juros menores que as praticadas no mercado doméstico permite aos exportadores utilizar o ACC como instrumento para ganho financeiro. A diferença entre a taxa de juros do ACC e a taxa de juros do mercado doméstico proporciona um ganho de arbitragem ao exportador.
1 2

Economista da Gerência de Análise Econômica do Banco Cooperativo Sicredi S/A Professor doPrograma de Pós-Graduação em Economia da UFRGS e Pesquisador do CNPq.

2 Entre 1994 e 1998, um período de altas taxas internas de juros e câmbio estável, essa operação foi rentável e segura para os exportadores. No entanto, quando o Brasil passou a adotar um regime de câmbio flutuante, em janeiro de 1999, a perspectiva de uma maior volatilidade cambial passou a gerar algumas incertezas sobre aatratividade para as empresas exportadoras de uma operação de arbitragem com Adiantamento de Contratos Cambiais. O acréscimo de volatilidade no câmbio tornou a arbitragem com ACCs um tanto mais arriscada, uma vez que ficou mais difícil determinar se os ganhos com a arbitragem serão maiores que possíveis perdas resultantes de variação cambial. Mais tarde, entre 2004 e 2005, a verificação de um câmbiomais valorizado, que diminui a competitividade do produto brasileiro e a rentabilidade do setor exportador, ressaltou também a importância das operações com ACCs como meio de driblar os percalços de um câmbio adverso e manter a atratividade, em termos de lucratividade, da atividade exportadora. De certa forma, os benefícios obtidos através da arbitragem substituem, ao menos parcialmente, as perdasdecorrentes de um câmbio valorizado. Em outras palavras, é como se o exportador que opera ACCs usufruísse um câmbio mais favorável. Assim, surgem algumas questões interessantes a serem analisadas com respeito às operações de arbitragem com ACCs. Primeiro, é interessante saber como a volatilidade da taxa de câmbio tem afetado os ganhos decorrentes desse tipo de arbitragem. Mais especificamente,...
tracking img