Resenha memorias de um futebol de fronteiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1437 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
- RESENHA DO LIVRO ‘ MEMÓRIAS DE UM FUTEBOL DE FRONTEIRAS ’, de Luiz Carlos Rigo

O livro Memórias de um futebol de fronteiras, do autor Luiz Carlos Rigo expõe em cinco capítulos ,basicamente, o processo histórico do futebol, abordando principalmente a região do extremo sul brasileiro, colocando como marco zero dos estudos a cidade de Pelotas. As origens do futebol, de onde ele veio, aconstante evolução das regras, a adaptação da sociedade a essa nova prática esportiva,enfim,são várias informações que são introduzidas na obra de forma à despertar o interesse e a curiosidade dos leitores.
No capítulo 1, denominado de ‘ Opções teórico metodológicas ’ existem nove subdivisões. Este capítulo serve como uma apresentação do que está para ser folheado nas próximas páginas, uma introduçãoaos fatos que ajudam os leitores a se localizarem na obra. São descritos alguns métodos e fatores que foram fundamentais para o aperfeiçoamento e conclusão do texto, como a memória de pessoas, a oralidade, imagens , fontes escritas, entre outros. Neste primeiro capítulo existe uma grande referência aos narradores das histórias ouvidas por Rigo. Existindo uma pequena biografia de alguns dessespersonagens, que foram fundamentais para o aprimoramento da obra.
O capítulo 1 , portanto, serviu como uma introdução para o restante do livro, serviu também como uma explicação de onde surgiu e também de como foram produzidas as fontes e o texto respectivamente. De forma clara e sensata o autor revela as origens e dá uma base para o leitor entender o que está por vir nas próximas páginas.Já em seguida, no capítulo 2, que tem como título : A emergência de um futebol de fronteiras existem cerca de 6 subdivisões. É iniciada a história do livro, a qual tem como referência memórias de pessoas ligadas a clubes daquela época.
A chegada do futebol, a criação dos primeiros clubes na região sul do país, as primeiras partidas oficiais do esporte, a influência estrangeira para com o início daprática futebolística no país, o progressivo aumento do interesse e da simpatia da população para com o esporte são aspectos bastante abordados no capítulo. Junto com estes interesses surgiam também novos adeptos ao futebol. É retratada também uma busca por qualidades referentes a prática do esporte e não apenas ser tratado como uma mera diversão ou algo sem importância, já que na maioria dasvezes o futebol era uma das atrações das festividades locais e não passava disso. Na mídia e em jornais, o futebol ganhava um progressivo espaço, ao passo que se tornava algo cada vez mais ‘útil’. Assim, novas agremiações foram fundadas, sendo os primeiros praticantes do esporte foram cidadãos da elite social, além de estrangeiros. A influência estrangeira é algo de destaque na história do futebol nosul do país. A grande preocupação para a elite social era a intensa miscigenação, que aos poucos ia tomando espaço das praças esportivas.O interesse, as discriminações foram fatores marcantes nesse contexto histórico, já que foram criadas ligas de futebol, onde só eram permitidas a entrada de alguns clubes que faziam parte da elite da região. Jogos amistosos, posturas afetivas dentro de campo, oaumento no número de equipes de outros níveis sociais acabaram aos poucos diminuindo a resistência da elite. O futebol começa a gerar novos horizontes.
Enfim o capítulo 2 demonstra o processo de chegada e da evolução do futebol na região sul do Brasil. Dentro dessa evolução, várias situações ocorreram tais como a discriminação , a influência da mídia, a popularidade. Figuras ajudam nacompreensão do texto, tornando ele mais ‘real’. Uma leitura simples, contada de modo a despertar uma curiosidade para o que há de ser tratado nas próximas páginas.Uma leitura prazerosa e nada cansativa.

Capítulo 3: O futebol movimenta a vida urbana.
Neste capítulo é explicitada a situação social e histórica das cidades nos anos 30. Uma ênfase maior é voltada ao crescimento do futebol pelotense,...
tracking img