Resenha livro o caso dos exploradores de caverna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1523 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO: O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNAS
SÃO PAULO
2012
A obra de Lon L. Fuller retrata um caso fictício baseado em dois casos reais e polêmicos que se originaram de naufrágios em alto-mar, onde os sobreviventes se envolvem em homicídio. No caso U.S v. Holmes em 1842 o homicídio foi praticado para aliviar a carga do bote salva-vidas ameaçado pela superlotação e no caso Regina v. Dudley &Stephens em 1884 pelo crime de antropofagia[1].
No texto é observado o estado de desespero, a falta de esperança dos envolvidos, a escolha da vítima pela sorte, a simpatia dos réus e a comoção popular provocada na sociedade com base no estado de necessidade.
O autor acrescenta ao caso questões de jurisdição e opiniões de médicos e engenheiro. Nesta situação é possível formar um juízode valor, a favor ou contra diante dos argumentos dos cinco votos proferidos pela Suprema Corte. Este juízo se concentra na defesa da dignidade humana em confronto com as leis locais.
A história se inicia no ano de 4300 no condado ou comarca de Stowfield[2] onde cinco membros da Sociedade Espeleológica (organização amadora de exploração de cavernas) adentram em uma caverna de rocha calcáriae ocorre um desmoronamento de terra bloqueando a única saída da caverna.
A ausência do retorno do grupo faz com que os familiares dos exploradores avisem a Sociedade Espeleológica que encaminhou uma equipe de socorro ao local, mas como o trabalho de resgate era difícil foi necessário o apoio do Estado e foi também realizada uma campanha de arrecadação financeira.
No resgate dezoperários morreram soterrados. A libertação só foi possível após trinta e dois dias depois que os espeleólogos entraram na caverna. No vigésimo dia foi descoberto que os “prisioneiros” possuíam uma máquina sem fio, capaz de enviar e receber mensagens e neste dia foi estabelecida uma comunicação então foi questionado quanto tempo levaria o resgate e a previsão dos engenheiros foi de aproximadamente 10dias.
Na segunda pergunta direcionada para um comitê de especialistas médicos se era possível sobreviver mais 10 dias sem comida e a resposta era que havia pouca possibilidade de sobrevivência, neste momento um dos integrantes (Whetmore) questionou sobre a possibilidade de sobrevivência no caso de consumo de carne humana e o médico afirmou que sim.
A terceira pergunta foi do próprioWhetmore sobre a opinião dos médicos sobre o sorteio para determinar qual deles seria usado para fornecer alimento para os demais, mas como não houve resposta dos médicos foi questionado se havia um juiz, oficial do governo, padre ou ministro para responder a fim de saber a moralidade e licitude do ato naquela situação, mas não houve resposta. Não houve mais comunicação e posteriormente se descobriuque no vigésimo terceiro dia após entrarem na caverna Whetmore foi morto pelos seus companheiros.
Segundo o relato dos quatro sobreviventes, por sugestão de Whetmore, todos acordaram em sortear uma vítima através de um lance de dados, mas antes de realizarem o sorteio, Whetmore declarou querer esperar mais uma semana, então foi acusado de violar o pacto. Recusando-se a lançar os dados ofizeram seus companheiros em seu lugar e, para seu infortúnio, a sorte caiu sobre o próprio Whetmore que foi morto e serviu de alimento para os demais.
Após o resgate os sobreviventes foram a julgamento submetido ao júri popular onde seu representante que era advogado por profissão após a conclusão dos depoimentos inquiriu ao tribunal se os jurados poderiam emitir um veredicto especial,deixando para o tribunal decidir.
Esta solicitação foi aceita pelo promotor de justiça e pelo advogado de defesa. Os jurados decidiram que se, baseado em tais fatos, os réus fossem culpados, e o crime imputado a eles, então os jurados considerariam os réus culpados.
Com base neste veredicto, o juiz presidiu a seção e achou por bem exarar a sentença de que os réus eram culpados pela...
tracking img