Resenha livro a meta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1462 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
| UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS |

RESENHA DO LIVRO: A META





ALUNO: JURANDIR MARCELO SILVA


LAVRAS - MG
JUNHO DE 2011
1) IDÉIAS CENTRAIS

O livro tenta mostrar, através de exemplos bem práticos, que tanto na área profissional quanto na áreapessoal é necessário definir quais são as metas a serem alcançadas, e esta definição precisa ser feita de maneira clara e objetiva. Essa clareza e objetividade assumem um papel fundamental, pois caso contrário, quando aparece um problema em nossas vidas, fica muito difícil de identificarmos qual a possível solução. A alusão feita pelo titulo da obra, já mostra a linha de raciocínio encontrada nodecorrer da história.
Para ilustrar essa teoria, o livro expõe a vida do gerente de uma divisão da UniCo, Alex Rogo, que ao passar por um momento muito difícil de sua carreira, além de sofrer instabilidades em sua vida conjugal, descobre através de ajuda de um ex-professor, que para solucionar o problema de produção enfrentado na fábrica, seria necessário repensar qual era a meta dessaorganização para que a partir disso fosse possível traçar as soluções cabíveis. Alex também aplicou essa teoria em sua vida pessoal, com o objetivo de salvar seu casamento. O autor do livro, Eliyahu M. Goldratt disse que a finalidade da obra é ajudar as pessoas que precisam tomar decisões no meio corporativo. Nesse sentido, ele tenta transformar a falta de senso encontrada na maioria dasorganizações em bom senso, palavras do próprio em uma entrevista feita para divulgar o filme homônimo ao livro.

2) RESUMO

A história se inicia em uma divisão da UniCo, quando o gerente Alex Rogo recebe uma visita inesperada do vice-presidente Bill Peach, que estava ali com o objetivo de esclarecer a causa do atraso de uma encomenda em especial. Após Alex tentar explicar os problemas de produção pelosquais estava passando, o vice-presidente dá seu ultimato: ou o gerente colocava a fábrica nos eixos em três meses ou mesma seria fechada. Rogo fica muito abalado com tal noticia, uma vez que se ela tornasse realidade, cerca de 280 pessoas perderiam seus empregos.
Diante de tal impasse Alex se lembra de uma recente conversa que tivera com Jonah, seu ex-professor, na qual após dizer que aautomação havia aumentado a eficiência da empresa, foi indagado pelo docente se a empresa estava gerando mais lucro. Como a resposta foi negativa, o professor levantou a seguinte questão: qual é a meta da empresa? A reposta do gerente foi ganhar dinheiro, Jonah o questionou mais uma vez: se os robôs não estão gerando mais lucro para a fábrica, como que eles a tornaram mais eficiente?
Com todas as dúvidasadvindas da conversa com o professor e passando por sérios problemas conjugais, por causa da falta de tempo para a família, Alex se via à beira da ruína quando decidiu reunir sua equipe e revelar a condição imposta por Peach. Nessa reunião também falou sobre a conversa que tivera com seu ex-professor. Após compreenderem a conjuntura da empresa, os colegas de trabalho de Alex o aconselharam aligar pra Jonah com a esperança de que este poderia os ajudar a resolver o problema da fábrica.
Na casa de sua mãe, Alex consegue conversar com seu ex-professor por telefone. Na conversa, Jonah explica três conceitos que precisam estar presentes na área gerencial de uma empresa: ganho, inventário e despesa operacional. Foi a partir dai que o gerente percebeu que o ganho não havia aumentado após aimplantação dos robôs, o inventário (estoque) tinha se elevado e a despesa operacional para manter essas máquinas era muito alta. Rogo retorna à fabrica e com sua equipe tenta aplicar os conceitos apreendidos, com o intuito de traçar a meta da empresa. Porém nesse momento surgem mais dúvidas, e Alex resolve se encontrar pessoalmente com Jonah. Alex consegue se encontrar com o...
tracking img