Este livro (A Meta) mostra a história de uma fábrica prestes a ser fechada
por não estar lucrando com o sistema organizacional que fazia parte. E é nessa
história, na busca por solucionar osproblemas que o autor fala sobre a teoria das
restrições.
O primeiro quesito a ser questionado pelo autor é sobre qual seria a meta de uma empresa que acreditava que a foco era aumentar a produção eao mesmo tempo a eficiência. Sendo que o objetivo da empresa era obter lucro. Estava descrevendo o erro de produzir a toda a capacidade, sem ter garantia que os produtos seriam vendidos. Assim,o fluxo de produção teria de ser igual à demanda e não semelhante à capacidade produtiva. A empresa estava produzindo mas não estava obtendo lucro.
Assim seria primordial cortar o processoprodutivo a fim de atingir a meta. Maspara fazer isso acontecer, alguns pontos entravam em conflito direto com todo o processo produtivo. É assim que o autor insere a teoria das restrições. O que impede oenvolvimento no sistema que são chamados de (gargalos). A capacidade de toda a fábrica é na verdade a capacidade do gargalo. Para solucionar esse problema o autor propõe cinco passos a seguir. Énecessário identificar quais seriam os gargalos, procurar formas de como explorar os gargalos, subordinar o restante do processo à capacidade dos gargalos, encontrar meios para melhorar os gargalos, e seno passo antes um gargalo for eliminado, volte ao primeiro (sempre haverá um gargalo, se não houvesse o lucro seria ilimitado.
A (TOC) é usada em vários contextos de uma organização, um exemplo, ocaso da Força Aérea Americana, que precisava melhorar o serviço de assistência médica, com a mesma qualidade e menos disposição de recurso.
É encontrado no livro também a importância da empresa ser omais flexivel possivel. Nessa ha história várias regras precisaram ser quebradas. Mas como é
possível mudar as regras? Como mudar a política e a cultura de uma empresa? O
caminho que o autor... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 05). Resenha livro a meta. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Livro-a-Meta/229197.html

MLA

"Resenha livro a meta" TrabalhosFeitos.com. 05 2012. 2012. 05 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Livro-a-Meta/229197.html>.

MLA 7

"Resenha livro a meta." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2012. Web. 05 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Livro-a-Meta/229197.html>.

CHICAGO

"Resenha livro a meta." TrabalhosFeitos.com. 05, 2012. Acessado 05, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Livro-a-Meta/229197.html.