Resenha livro portugues

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1107 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
NOVAS MANEIRAS DE SE MINISTRAR UMA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA*

Aglaenny Christinny Dias Fernandes**

ANTUNES, Irandé. Aula de português- encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003. p. 107-153.

Irandé Antunes é doutora em lingüística pela Universidade de Lisboa, com tese intitulada “Aspectos da coesão do texto - uma análise em editoriais jornalísticos”. Mestra em lingüísticapela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente, é professora de lingüística na Universidade Estadual do Ceará, depois de ter-se aposentado como professora da Universidade Federal de Pernambuco. Como professora e pesquisadora, exerce ampla atividade de divulgação científica, sobretudo, junto a professores de língua portuguesa, em cursos, palestras e debates em torno da língua e de seu ensino.Seu livro Aula de português - encontro e interação é composto por seis capítulos: Refletindo sobre a prática da aula de português, Assumindo a dimensão interacional da linguagem, Repensando o objeto de ensino de uma aula de português, Redimensionando a avaliação, Conquistando autonomia e Fechando por enquanto.
O capítulo “Repensando o objeto de ensino de uma aula de português” de Irandé Antunes(2003) traz para reflexão os principais equívocos do estudo da Língua Portuguesa, mostrando que em sala de aula o que prevalece é o ensino mecânico e a memorização de regras ortográficas, afirmando que a leitura é reduzida a momentos de exercícios e não ao prazer de ler e que a gramática é ensinada sem contextualização.
Antunes (2003) expõe que o professor não sabe ser crítico, pois estáacostumado que lhe digam o que ele tem que fazer. Como a tradição é seguir o material didático, o professor não aprendeu a criar e a inventar seus programas de aula, ou seja, o conhecimento que ele transmite é produzido por outra pessoa. Nesse contexto, o que sobressai é um professor que transmite conteúdos e não um professor pesquisador, investigador, questionador e reflexivo.
Para que uma aula deportuguês abranja as competências da língua, pois essa é a proposta, é necessário que se mude o foco do estudo, isto é, a mudança das técnicas usadas em sala de aula. A escola precisa se afastar da perspectiva nomeadora e classificatória na qual trabalha e passar para a perspectiva da língua-em-função, ou seja, ter como objetivo a língua como uso social. Para que isso aconteça, Irandé (2003) propõeque o objeto de estudo seja o texto, pois por meio dele se estuda o todo, se compreende o sentido que as palavras transmitem, assim, o aluno terá uma visão plena de língua.
Nessa perspectiva, o programa para uma aula de português abrangeria o falar, o ouvir, o ler e o escrever textos. Para o desenvolvimento dessas habilidades o professor poderia desenvolver atividades, como debates acerca de temaspolêmicos, pois assim os alunos poderão trabalhar a argumentação, defendendo, justificando, criticando pontos de vistas distintos. Vale lembrar que essa atividade constitui parte da competência comunicativa dos falantes, uma vez que ela implica um exercício de usos da língua, ou seja, o professor pode pedir para que o aluno ao se expressar use a fala formal ou a fala informal, mostrando avariabilidade de utilização que a língua pode ter, de acordo com as diferenças da situação comunicativa.
Para o desenvolvimento da competência da escrita e da leitura, o professor pode realizar atividades que exijam diferentes gêneros de textos, como pedir para os alunos escreverem uma receita, um relatório de atividades realizadas durante a semana, um cartaz com informações sobre a escola para acomunidade, lista de assuntos estudados, ou seja, propor uma escrita contextualizada, em que o aluno possa ver o sentido do que está fazendo e assim abandonar a escrita vazia, de palavras soltas.
Ensinar ao aluno também que para realizar uma atividade de escrita é necessário que haja o hábito de planejar um texto, isto é, o aluno precisa planejar, fazer um esboço sobre o que vai escrever, depois...
tracking img