Adm aborgem sistemica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4925 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Abordagem Sistêmica da Administração

As organizações não existem no vácuo. E nem estão sozinhas ou isoladas o mundo elas vivem e operam em um meio ambiente que lhes serve de nicho., e nesse ambiente estão muitas outras organizações e empresas, algumas em cooperação, outras em competição e confronto aberto com elas. É do ambiente que as organizações obtêm seus insumos e recursos, isto é, assuas entradas que lhes proporcionam talentos, energia, materiais e informação. E é no ambiente que as organizações colocam seus produtos ou serviços, Istoé, as suas saídas. Na verdade, as organizações retiram insumos do ambiente, que retornam a ele como produtos ou serviços através da atividade organizacional. Nesse sentido, as organizações funcionam como sistemas, isto é, como conjuntos integradosde atividades que agregam valor e criam riqueza. Mais do que isso, elas servem à sociedade e satisfazem necessidades variadas através da conversão de insumos em resultados como produtos e serviços.

CONCEITO DE SISTEMAS
Um sistema pode ser definido como um conjunto integrado de partes, íntima e dinamicamente relacionadas, que desenvolve uma atividade ou função e é destinado a atingir um objetivoespecífico. Todo sistema faz parte de um sistema maior (supra-sistema, que constitui seu ambiente) e é constituído de sistemas menores (subsistemas).
Todo sistema apresenta os seguintes elementos fundamentais:
Entradas ou insumos (Imputs): o sistema importa e recebe insumos do ambiente, como recursos, energia e informação, que lhe proporciona os meios necessários ao seu funcionamento.,
Saídasou resultados (outputs): as entradas devidamente processadas e transformadas em resultado são exportadas de novo ao ambiente na forma de produtos ou serviços, energia ou informação.
Subsistemas: são as partes do sistema que processam toda a atividade e constituem o sistema. Em uma organização, podem ser departamentos ou divisões; no corpo humano, podem ser o sistema digestivo, respiratório, etc.A divisão do trabalho exige a especialização das partes do sistema. Os subsistemas são ligados e integrados através de uma rede de comunicações.
Retroação (Feedback): é o efeito de retorno da saída sobre a entrada do sistema, no sentido de regulá-la ou mantê-la dentro de certos parâmetros (aumentá-la através da retroação positiva ou reduzi-la através da retroação negativa). A retroaçãorealimenta o sistema com informação de retorno.
Limites ou fronteiras: constituem a separação entre o que é a organização e o que é o ambiente que a envolve externamente. As fronteiras representam a periferia da organização que se relaciona com o ambiente externo.

CLASSIFICAÇAO DE SISTEMAS
Quanto a sua constituição os sistemas podem ser físicos e abstratos.
Quando a sua natureza, os sistemas podemser classificados em fechados e abertos.
Sistemas Fechados: são os sistemas cujo intercâmbio com o ambiente é pequeno e conhecido, sendo, portanto, inteiramente programados e determinísticos: a uma determinada entrada corresponde uma única e determinada saída. Na verdade não existem sistemas totalmente fechados, mas sim sistemas herméticos a qualquer influência ambiental, cujo funcionamento éperfeitamente previsível e programado. Suas partes constituem peças de um todo e se combinam de maneira rígida e invariável, tendo pouquíssima flexibilidade. São os chamados sistemas mecânicos, como as máquinas e equipamentos.
Sistemas Abertos: são os sistemas que apresentam intensas relações de intercâmbio com o ambiente, através de múltiplas entradas e saídas. Por essa razão, são inteiramenteprobabilísticos e totalmente flexíveis, por não é possível mapear e conhecer todas as suas entradas ou saídas. São chamados sistemas orgânicos, como todos os organismos vivos e as organizações. As organizações são sistemas abertos e orgânicos que transformam recursos físicos, materiais e financeiros recebidos do ambiente em bens e serviços que retornam ao ambiente.
Os sistemas abertos ou orgânicos...
tracking img