Resenha jornalismo e literatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha
Livro: Jornalismo e Literatura – A Sedução da palavra

O livro Jornalismo e Literatura – A sedução da palavra acaba de ser relançado. Nas 184 páginas, autores comoMoacyr Scliar, Deonísio Silva, Marcelo Coelho e José Marques Melo, opinam sobre esses assuntos. Com o tema Notícias sobre a crônica, Marcelo Coelho, autor de diversos livros eensaios e colaborador da Folha de São Paulo, fala como a crônica tradicional tende a perder as suas funções, como o jornal atual se tornou uma grande crônica e perdeu espaço para atelevisão e internet. O texto menciona o declínio da crônica, não com saudosismo, mas interpreta como uma modificação do gênero.
O autor fala que cada notícia busca transmitir ainformação, em servir ao seu assunto, já na crônica, a informação é o de menos, já que não possui um assunto concreto. O propósito da crônica é fixar um ponto de vista individual,externo aos fatos, não agregando valor jornalístico.
Se for verdade que a crônica vai perder as suas funções, as páginas dos jornais tendem a tornarem-se mais leves e humorísticas.Gráficos, desenhos e cores aparecem para ilustrar assuntos sérios, algumas graves, como guerras e atentados.
Se a crônica tinha esse aspecto negativo com relação á notícia, éporque ela visava introduzir um componente de relativação com o resto do jornal.
Atualmente o jornal perde espaço para a televisão, que vai fazer com que o leitor não acredite emtudo o que o jornal disser. Já que a crônica perde espaço nos jornais, o jornal inteiro passa a ter a função de relativizador, de ironista diante do que aparece na TV.
Enquanto opapel do cronista declina nos jornais, os articulistas, os comentaristas ganham espaço. E a tendência dos articulistas é que fiquem mais sérios, mais convictos e absolutos.
tracking img