Resenha filme preciosa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (596 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
OiPreciosa é uma adolescente de 16 anos de idade que é expulsa da escola no início de sua segunda gestação, é uma menina muito sonhadora , com uma imaginação muito fértil. Fica claro que suaimaginação é mecanismo de defesa, uma fuga da realidade para suportar a difícil estrutura familiar e social na qual se encontra inserida. O filme desmonta a idéia ligadas ao ambiente familiar como acélula da sociedade, local de acolhimento, amor e carinho, o que ocorre em muitos lares brasileiros, principalmente em famílias em grande situação de vulnerabilidade como a de Preciosa.

A garota vivecom sua mãe que se mostra extremamente agressiva , negligente e que maltrata a menina por acreditar que a mesma seria uma espécie de concorrente por manter relaçãoes , mesmo que forçadas, com o pai. OPai abusa de Preciosa desde que ela tinha 3 anos, o filme trata o caso de pedofilia e abuso sexual, de uma forma bem realista, deixando bem visíveis as mazelas que tais sofrimentos causam na vida deuma pessoa.
Ao ser expulsa de sua escola, Precious é matriculada em uma escola alternativa para garotas com problemas sociais. O que aqui no Brasil seria considerado exclusão social einconstitucional pelo ECA, que determina a integração social de adolescentes em conflito com a lei e com outros problemas sociais. A mãe de Precious é uma pessoa que se mantêm com benefícios do Estado que sãogarantidos à adolescente e à sua primeira filha, uma menina com síndrome de Down. Fica explicito aí a relação de dependência da usuária com a assistência social, mas a mesma só se mostra interessada nodinheiro dos benefícios, negando um trabalho social mais amplo por parte da assistente social, a quem a usuária insulta. Há uma certa critica ao uso de benefícios como única fonte de renda, a vidaparazitaria da usuária e a preocupação da filha freqüentar a escola somente para garantir a renda, sem a mínima preocupação efetiva com a educação da mesma.
O segundo ambiente apresentado no filme...
tracking img