Resenha etica e direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (581 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha da obra “Ética e Direito” de Chaim Perelman. Editora Martins Fontes. São Paulo, 1996.
Aluna Larissa Montenegro de Carvalho do Curso de Comunicação Social, Relações Públicas da PontifíciaUniversidade Católica do Rio Grande do Sul

Na obra, Perelman nos transmite a ideia de que o sentimento de injustiça surge no homem a partir do momento em que este sente alguma privação, e estaprivação é causada pela ação de outro homem. Essa sensação de injustiça nasce quando o ser humano sente a falta de algo de sua necessidade e que lhe foi privado. A partir daí surge os “sistemas denecessidades”, que é onde se assentam as regras da justiça.
As decisões de quem perde e de quem ganha, são decididas pela justiça. Porém para mensurar o grau de desvantagem de um ser humano sobre o outro buscam-serespostas na ética, e juntamente no direito.
Perelman frisa que de todas as noções prestigiosas, a de justiça é a mais importante, porém, é a mais confusa devido à grande carga emocional que possui.O autor analisa as concepções mais correntes de justiça e destaca as seguintes: a cada qual a mesma coisa; a cada qual segundo os seus méritos; a cada qual segundo suas obras; a cada qual segundosuas necessidades; a cada qual segundo sua posição e a cada qual segundo o que a lei lhe atribui.
Na obra, o autor transmite-nos a ideia de que se dermos para todos os indivíduos a mesma coisa,estaríamos sendo injustos com aqueles que concordam com um tratamento diferenciado, além de que nem todos os homens ficariam satisfeitos do mesmo jeito com a mesma coisa sempre.
Se for segundo seus méritos,como seria possível determinar quais méritos seriam relevantes e grandiosos e quais não seriam? O mesmo ocorre com segundo suas obras, como definir o valor, a intenção e os sacrifícios realizados paraconclusão dessas obras?
A concepção segundo suas necessidades, traria dificuldades para o homem definir que tipos de necessidades seriam essas e consequentemente resultaria numa série de...
tracking img