Hci – human-computer interaction

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1883 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HCI – Human-Computer Interaction
SIMUA

2009 / 2010

Luís Nunes, 1040794

HCI – Human-Computer Interaction

HCI – Human-Computer Interaction
SIMUA

2009 / 2010

Luís Nunes, 1040794
Instituto Superior de Engenharia do Porto, Porto, Portugal i040794@dei.isep.ipp.pt

HCI – Human-Computer Interaction

III

HCI – Human-Computer Interaction

Resumo
O presente documento temcomo objectivo apresentar a importância da interacção humana com os computadores, relativamente aos softwares educativos. Todavia, é realizada uma contextualização do conceito teórico HCI de modo que possamos verificar qual a evolução, a sua importância, as áreas de estudo, das quais brotam conceitos e regras para que a interacção seja realizada da melhor maneira possível entre o Homem e oComputador.

Palavras-chave: HCI, Usabilidade, Ergonomia

Interacção Humana-Computador,

Interface Gráfica,

V

HCI – Human-Computer Interaction

Índice
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. Introdução ......................................................................................................................... 7 Evolução Histórica............................................................................................................ 8 Importância do HCI ........................................................................................................... 9 Usabilidade e Ergonomia ................................................................................................. 10 Teoria dasCores.............................................................................................................. 11 Software Educativo ......................................................................................................... 12 O amanhã… .................................................................................................................... 13 Conclusão....................................................................................................................... 14 Bibliografia ..................................................................................................................... 15 Netgrafia ..................................................................................................................... 15

VI

HCI – Human-Computer Interaction

1. Introdução
O conceito de Interacção Humana com oComputador – HCI (Human-Computer Interaction) – possui a missão de estudar o design, avaliação e implementação de sistemas computacionais para o uso humano, assim como a interacção destes com os utilizadores. Relaciona ainda áreas, tais como, ciências da computação, artes, ergonomia, psicologia, sociologia, semiótica, entre outras. O estudo e o desenvolvimento deste conceito são bastante importantes,pois cada utilizador possui um modelo mental ou um conceito de interactividade muito próprio. Isto acontece devido a factores intrínsecos ao desenvolvimento da pessoa, assim como factores cognitivos, culturais, relativos à nacionalidade, entre outros. Ao longo da evolução tecnológica, assistimos a várias inovações, principalmente ao desenvolvimento de interfaces gráficas, interacção para manipularde forma directa objectos, sistemas de navegação e organização de conteúdos. Estas renovações, com melhoria da qualidade para o utilizador, verificam-se pois estas baseiam-se na evolução da espécie humana e na informação que se pode retirar dos estudos de HCI efectuados ao longo dos tempos. As principais áreas emergentes do HCI são o reconhecimento de voz, o reconhecimento gestual e a realidadevirtual, fazendo com que a interacção entre máquinas seja cada vez mais intuitiva, adquirindo algumas personificações e metáforas, provocando um menor esforço de aprendizagem do utilizador no que diz respeito à aquisição de conhecimentos para a sua interacção com o software.

Luís Nunes, 1040794

Página 7

HCI – Human-Computer Interaction

2. Evolução Histórica
A evolução informática teve...
tracking img