Resenha durkheim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (443 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Breve Biografia

Nascido em abril de 1958, Émile Durkheim é considerado um dos pais da sociologia moderna. Fundador da escola francesa de sociologia, Durkheim associava o empirismo à sociologia.Afirmava que “os fatos sociais devem ser tratados como coisas” de modo a apresentar que a sociedade como um todo tem uma consciência coletiva e estas são entidades morais.

Contribuições

Como umdos responsáveis por apresentar de forma concreta que a Sociologia é uma ciência, Durkheim publicou durante toda sua vida centenas de pensamentos sobre os mais diversos níveis de sociedade, comoeducação, crimes, religião e até mesmo o suicidio.
Durkheim deixou estudos muito importantes históricamente para a sociologia. A teoria do funcionalismo e a teoria dos “fatos sociais” são os exemplos maisconhecidos. Analisou também os sistemas sociais e elaborou a indrodução de conceitos de solidariedade mecância e orgânica.
A teoria do “fato social” é definida a partir de duas características: aexterioridade; e a coercitividade. O fato social é exterior ao indivíduo que existe de forma que passa a ser coercitivo na medida que a sociedade impõe uma série de postulados sem que o individuo tenhaconsentimento. Há uma terceira característica que citam e nomeiam de generalidade, o que remete a que os fatos sociais não podem ser relatados somente sobre um indivíduo, e sim para a coletividade, ousociedade.
O funcionalismo diz que cada instituição de uma dada sociedade exerce uma função sobre a sociedade como um todo. Exprimindo a idéia de que a sociedade seria similar a um organismo vivo, sendoque se alguma parte desse organismo não funciona corretamente isso influi diretamente em todo o organismo.
Nos conceitos de solidariedade mecânica e orgânica Durkheim tenta diferenciar duassociedades definidas por grupos sociais diferentes. Na mecânica os indivíduos são semelhantes psiquicamentes e socialmente, de modo que esse tipo de solidariedade é baseado em grupos sociais primitivos....
tracking img