Mobilidade estudantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2693 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
* Relações Internacionais
Os principais estados receptores de turistas do Brasil são São Paulo e o Rio de Janeiro. Entre as características comuns aos visitantes estrangeiros destacam-se escolaridade superior, poder aquisitivo elevado e alto nível de exigência em termos de praticidade, comodidade, atendimento e equipamentos de qualidade. O turista que chega de outro país costuma passar, emmédia, 8 dias no Brasil. (rio brasil business)
São Paulo é a maior cidade do Brasil, e sede escolhida para cerca de 75% das feiras e congressos realizados no território nacional, sendo conhecida em todo o país como a “capital dos negócios”. ( Embratur)
Entre as feiras mais importantes, destacam-se UD – Feira Internacional de Utilidades Domésticas; Bienal Internacional do Livro; Fenit – FeiraInternacional da Indústria Têxtil; Fenasoft – Feira Interna de Software e Hardware; Salão Internacional do Automóvel; Francal – Feira de Calçados, Acessórios de Moda, Máquinas e Componentes; Hospitalar – Feira Internacional de Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologias para Hospitais, Laboratórios, Clínicas e Consultórios; e Couromoda – Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos deCouro... ( embratur 24/05)
A cidade do Rio de Janeiro, apesar de seu esteriótipo de “Cidade Maravilhosa” com suas tradicionais festas como o carnaval e o reveillon é tambem a segunda cidade que mais realiza congressos internacionais do Brasil, contabilizando 41 congressos internacionais realizados em 2008, de acordo com o ranking internacional do International Congress and Convention Association(ICCA)-[site da embratur]
Alguns importantes eventos aconteceram no Rio de Janeiro: a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio 92, recebeu 122 chefes de Estado e governo e um público estimado em 20 mil participantes; a Cimeira América Latina, Caribe e União Européia, por sua vez, contou com 42 chefes de Estado e governo juntamente com cinco mil participantes;já o Congresso Mundial de Cardiologia, em 1998, trouxe à cidade cerca de 19 mil profissionais de todo o mundo; por fim, houve a America´s Telecom, em abril de 2000, que reuniu 27 mil participantes.
Segundo a reportagem de Eliane Oliveira publicada no site Rio Negocios Business ( agência de promoção de investimentos do Rio de Janeiro) o Brasil em 2010, mesmo com o real valorizado em relação aodólar, recebeu 5,16 milhoes de turistas estrangeiros, aumento de 7,8% sobre os 4,87 milhões registrados em 2009. De acordo com o Ministério do Turismo, 27% dos visitantes vieram ao país à negócios o que explica a liderança de São Paulo como principal porta de entrada, com 2 milhões de chegadas.
Recentemente houve uma mudança no comportamento do turista que vinha ao Brasil a negócios, especificamenteem São Paulo, e que depois de definidos seus compromissos ia ao Rio de Janeiro aproveitar dos recursos naturais e opções de lazer. Com o desenvolvimento das opções de lazer em São Paulo, entre elas a vida noturna, novas opções gastronômicas, novos circuitos artísticos e diferentes tipos de exposições, o turista que antes ia ao Rio de Janeiro, hoje, começa a usufruir mais do que São Paulo oferece,permanecendo o restante de sua viagem nesta.
Por São Paulo ser uma cidade que recebe constantemente investimentos, devido ao enorme número de turistas por parte do setor de serviços, houve um acréscimo ao setor de turismo universitário com a evolução da estrutura oferecida pelo estado.
Com o desenvolvimento da região devido ao enorme número de empresários que vem a feiras internacionais e acabamficando em São Paulo, o governo acaba indiretamente desenvolvendo o setor de turismo e a sua estrutura, assim tornando o senário muito atrativo para estudantes estrangeiros, principalmente de países menos desenvolvidos do que o Brasil; como países da América Latina e da Africano, falantes da língua portuguesa.
Assim podem ocorrer inúmeras opções, mas, as mais prováveis são: além de...
tracking img