Auditoria ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 70 (17381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

A preocupação com a questão ambiental contemporaneamente norteia-se na busca da sociedade pela qualidade de vida humana.
Até períodos anteriores à Revolução Industrial o homem imagina que os recursos naturais são ilimitados e estão a serviço de suas necessidades que sempre se demonstram ilimitadas. Após inicia-se um processo de tomada de consciência da escassez dosrecursos naturais e da capacidade do homem de modificar o meio em que vive de forma rápida e significativa. Fica evidente que o desenvolvimento tecnológico e econômico depende diretamente da utilização dos recursos naturais para continuar existindo e que o homem não é capaz de suprir por si próprio todas as necessidades humanas.
As décadas de 70, 80 e 90 são marcadas por movimentos sociais egovernamentais em prol da questão ambiental. Governo, sociedade e comunidades internacionais passam a exigir de todos e especialmente das empresas, uma mudança de postura quanto aos modos de exploração, produção e consumo dos recursos naturais.
Nos diferentes grupos sociais, a entidade empresa é a protagonista dos temas ambientais. A exploração dos recursos naturais não renováveis sem qualquercritério de conservação ambiental e o os acidentes ambientais de grande impacto sempre estiveram atrelados às práticas empresariais.
Impactos ambientais negativos, como os que ocorreram em Minamata, Seveso, Bhopal e Chernobyl, foram os principais motivos para os processos crescentes de tomada de consciência com relação à conservação e preservação ambiental. (CAVALCANTI, 1998, et. al.).Conferências, como Clube de Roma, Estocolmo e Rio- 92 demonstraram esta nova postura da sociedade mais conscientizada em relação à questão ambiental, bem como serviram de base para a criação de novas legislações que endureceram o sistema de avaliação e cobrança em relação à forma de exploração ambiental, principalmente no setor das organizações. (CAVALCANTI 1998, et. al.).
Os consumidores,especialmente nos países desenvolvidos (SEIFERT, 2007, p.16), como o Reino Unido, primeiro país a criar uma norma com de Gestão Ambiental a BS 7750, passaram a dar preferência de consumo aos produtos ambientalmente corretos (CICCO, 1994, p. 2). A atividade ambiental das empresas, portanto, ao lado do preço, qualidade e disponibilidade do produto passou a ser uma variável importante no processocompetitivo das organizações. (ABDALA, 2008, p.58).
Os princípios do desenvolvimento sustentável, desenvolvidos ao longo das conferencias internacionais e sacramentados no Relatório de Brundtland, deixam de ser exclusivos das entidades governamentais e passam a integrar o setor empresarial. (SOUZA, 2006, et.al.).
Diante desta nova perspectiva, as organizações tiveram que estabelecerpolíticas ambientais efetivas e sistemas operacionais menos impactantes ao meio ambiente.
A priori, o comportamento das organizações frente à questão ambiental era voltado à preocupação com o cumprimento da legislação ambiental, a fim de dar prosseguimento a sua atividade empresarial. (AVIGNON E LA ROVERE, 2000, p.9)
Com a chegada das normas da série ISO 1400, na década de 90, aliada anova postura do consumidor mais consciente, a organização passou a enxergar na questão ambiental não só um motivo para cumprir a legislação ambiental, mas também para melhorar a sua imagem perante o consumidor, proteger o meio ambiente e ainda auferir lucro. (DONAIRE, 1999, et.al.).
Por conta deste processo evolutivo da visão ambiental, diversas empresas vem ao longo dos temposimplementando seus Sistemas de Gestão Ambiental e posteriormente certificando-os.
O principal requisito para que um SGA seja implantado e permanecer presente, é a garantia da melhoria contínua[1] do desempenho ambiental da organização. Este fundamento só é possível por meio de auditorias ambientais contínuas e eficientes que mostrem às organizações como estas estão atuando perante a questão...
tracking img