Resenha durkheim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de Psicologia
Teoria Sociológica I – Professor Glauber Matias
Camila Almeida Pinho

Referência bibliográfica:
DURKHEIM, Émile. ‘O suicídio: estudo sociológico.’ In:___COMTE, Auguste &___. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1973, p. 465-504.

Resenha

Segundo Émile Durkheim, chama se suicídio todo caso de morte queresulta direta ou indiretamente de um ato positivo ou negativo praticado pela própria vitima, ato que a vitima sabia dever produzir este resultado. A tentativa de suicídio é o ato assim definido, masinterrompido antes que a morte daí tenha resultado.
Ele expressa que o suicídio tanto pode se dar por livre e espontânea vontade de se tirar a própria vida, ou por ser aceita como uma condição lamentávelmas inevitável. Cita como exemplos dessas condições lamentáveis o soldado que corre para morte certa para salvar seu pelotão, a mãe que morre para salvar a vida de um filho e tantas outras situaçõesnas quais o risco de morte esta claro para a pessoa.
Para Durkheim não é interessante analisar os suicídios de maneira individual, mas de maneira generalizada - que é o que de fato interessa para asociologia- os aspectos sociais do suicídio. Diante desses critérios generalizativos, ele analisa através de dados estatísticos a taxa de suicídios em diversos países ocidentais dentre eles: França,Prússia, Inglaterra e etc. Estes dados se baseiam em medir a intensidade relativa dessa aptidão tomando a relação entre o numero global de mortos voluntários e a população global (todas as idades e todosos sexos), designando este dado numérico por: taxa de mortalidade-suicídio própria à sociedade considerada. Essa taxa geralmente é considerada relativamente a um milhão ou cem mil habitantes.(Durkheim, p. 471).
Constata que as taxas de suicídio, ao mesmo tempo que acusam alterações anuais fracas, variam segundo as sociedades, do singular para o duplo, para o triplo, para o quadruplo e ate...
tracking img