Resenha do livro fora de serie

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (869 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fora de série: Outliers, de Malcolm Gladwell
GLADWELL, Malcolm. Fora de série: outliers. Rio de Janeiro: Sextante, 2008
IDEIA CENTRAL: “Advogados celebridades, prodígios da matemática eempresários de software parecem, à primeira vista, estar fora da experiência comum. Mas não estão. Eles são produtos da história, da comunidade, das oportunidades e dos legados. Seu sucesso não é excepcionalnem misterioso. Baseia-se numa rede de vantagens e heranças, algumas merecidas; outras, não; algumas conquistadas, outras obtidas por pura sorte todas, porém, cruciais para torná-los o que são. Ooutlier, no fim das contas, não está tão a margem assim.”PAG.264
CAP 1) A foco do livro é provar que pessoas consideradas fora de serie na realidade tiveram sorte e uma série de fatores a favor do queapenas uma questão de mérito. Basicamente, elas estavam no lugar certo, no contexto certo e com tudo que precisavam para se dar bem.
O livro começa falando que a sociedade de hoje vê os "outliers"como pessoas excepcionalmente inteligentes às vezes de outro mundo. MALCON esclarece, durante o livro, que não está os desmerecendo e que com certeza se não fossem competentes ou inteligentes, nuncateriam obtido sucesso, mesmo com todas as condições a favor, Mas também deixa claro que precisamos analisar o sucesso dessas pessoas não só pela perspectiva de mérito, e sim também pelo contexto em queestavam envoltas. E iremos perceber que a sociedade valoriza exageradamente o merecimento, do que as oportunidades que surgiram para essas pessoas. Ele deixa bem claro que existem fatores que podeinfluenciar as pessoas e nem tudo é questão de QI, e cita vários exemplos para afirmar isso, como:
• O ano e mês que ela nasceu e, o mais importante, com quantos
anos foi seu "turning point"(ponto deinflexão)
Exemplo que Gladwell cita é a situação de um pai e um filho. O primeiro tinha 30 anos quando houve a Grande Depressão nos EUA em 1929. O segundo nasceu em 1925.
Gladwell cita que o pai...
tracking img