Ciclo otto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1207 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ
JOSÉ LUCAS QUEIROZ TEIXEIRA
MARCELO TEDESCO DE BRITO
WELLINGTON VIEIRA










CICLO OTTO












CURITIBA
2013
JOSÉ LUCAS QUEIROZ TEIXEIRA
MARCELO TEDESCO DE BRITO
WELLINGTON VIEIRA











CICLO OTTO




Trabalho apresentado à disciplina Motores Automotivos do Curso deEngenharia Mecânica da Universidade Tuiuti do Paraná como requisito para obtenção do grau de Engenheiro Mecânico.


Orientador: Cyro Campos






CURITIBA
2013

LISTA DE FIGURAS

FIGURA 1 – CICLO OTTO 6
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4
2 CICLO OTTO 5
2.1 MODELO IDEAL 6
2.2 MODELO MECÂNICO 7
2.2.1 TORQUE DO MOTOR 8
2.2.2 COMBUSTÃO 9
3 CONCLUSÃO 10REFERÊNCIAS 11



1 INTRODUÇÃO

Essa pesquisa busca informar ao leitor sobre a história do surgimento do Ciclo Otto, como realmente é seu funcionamento. Na atualidade, a grande maioria dos veículos movidos a combustão interna partem do mesmo princípio, o Ciclo Otto, sendo assim um importante conhecimento para quem trabalha no ramo, e também para leigos, tendo noções básicas do quese trata.
Ter esse conhecimento pode evitar descuidos com seus veículos, assim evitando eventuais acidentes, ou até mesmo que profissionais de má índole, aproveitem-se da falta de conhecimento do indivíduo em questão.
Enfim, esse relatório busca trazer um conhecimento vasto sobre o Ciclo Otto, detalhando a sua criação, o modelo teórico e o modelo mecânico e alguns eventos dacombustão que ocorre neste ciclo.
2 CICLO OTTO


O Ciclo de Otto este ciclo termodinâmico foi idealizado pelo engenheiro francês Alphonse Beau de Rocchas em 1862. De forma independente foi implementado com sucesso pelo engenheiro alemão Nikolaus Otto em 1876.
Motores desses ciclo equipam a maioria dos automóvel atualmente, é possível construir motores menos poluentes e mais eficientes,maior complexidade, peso e volume. É um termodinâmico onde um determinado gás executa repetidamente transformações, resultando em trabalho, com aplicações em motores, turbinas, aquecimentos ou refrigeração. O motor Ciclo Otto opera de maneira conhecida como quatro tempos, admissão, compressão, combustão e a exaustão, que iremos ver em seguida.



2.1 MODELO IDEAL

O ciclo ideal econstitui das seguintes etapas:
1 – Admissão isobárica
2 – Compressão isentrópica (Adiabática e Reversível).
3 – Combustão, transferência de calor isobárica da fonte quente.
4 – Exaustão isobárica (Abertura de válvula).

FIGURA 01 – CICLO OTTO
[pic]
FONTE: CIAAR.COM.BR

2.2 MODELO MECÂNICO


O motor a combustão ciclo Otto, funciona com os princípios datermodinâmica e com os conceitos de compreensão e expansão de fluidos gasosos para gerar trabalho no motor. Criado e patenteado por Nikolaus August Otto, por volta de 1866, esse motor tem seu processo funcional dividido em 4 passos, chamados de 4 tempos do motor.
O tempo da admissão: o êmbolo (também designado por pistão) no PMS (ponto motor superior) é aberta a válvula de admissão,enquanto se mantém fechada a válvula de escape, neste momento é injetada uma quantidade de combustível misturada com ar, dosagem regulada pelo sistema da alimentação, que pode ser um carburador ou pela injeção eletrônica. Com a pressão de entrada dos fluídos o pistão move-se para baixo demarcando assim o primeiro tempo do motor.
O tempo da compressão: Fecha-se nesta altura a válvula de admissão,ficando o cilindro cheio com mistura gasosa, que é agora comprimida pelo pistão, impulsionando no seu sentido ascendente em direção à cabeça do motor até atingir de novo o PMS.
O tempo da explosão: com a subida do pistão faz-se comprimir os gases ocorrendo uma aumento de pressão aquecendo a temperatura, onde ocorre uma explosão causada por uma faísca chamada comumente de centelha...
tracking img