Resenha do livro de etica e competencia

Terezinha Azerêdo Rios, nasceu em Belo Horizonte e formou-se em filosofia na Universidade Federal em Minas Gerais . Vive desde 1968 em São Paulo. É mestre em Filosofia da Educação pela PontifíciaUniversidade de São Paulo e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. É membro do Grupo de Estudos e pesquisas sobre Formação de Educadores(Gepefe) e da Sociedade Filosofia da Educação dosPaíses de Língua Portuguesa. Tem trabalhado como assessora e consulta em projetos de formação Continuada e de diversas outras áreas.
O livro Ética e Competência reflete sobre a formação e o desempenhodo educador destacando um núcleo específico, relacionado com a questão da qualidade do trabalho educativo. A autora questiona a competência do educador,mais especificamente a presença de uma dimensãoética nesta competência mencionando o duplo caratér em sua dimensão técnica e política. Essa obra têm por objetivo contribuir para uma reflexão crítica dos profissionais da educação.Para isso ela estáorganizada em quatro capítulos.
O primeiro capítulo “ A filosofia e a compreensão da realidade: ética, política e filosofia da educação”, caracteriza o instrumento de trabalho do educador baseadonuma reflexão filósofica sobre educação, ética e política. Inicialmente Rios conceitua etimológicamente esses termos, diferenciando a ética da moral e discutindo sobre os valores morais impostos pelasociedade. Logo após a autora relaciona educação, ética e política com outros ramos do saber, discorrendo as especificidades deles.
O segundo capítulo “Educação e sociedade perspectiva política dapratica educativa” , Rios relaciona educação, cultura e sociedade, onde afirma que a educação deve está refletida no contexto social, pois é isso que irá lhe conferir especificidade, e que através delaocorre a transmissão de cultura. A autora ainda pontua sobre a perspectiva política da prática educativa e discute aspectos da escola ( a escola é o espaço de transmissão sistemática do saber...