Resnhe do livor pedagogia da autonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (547 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA DO LIVRO PEDAGOGIA DA AUTONOMIA DE PAULO FREIRE
Paulo Freire tem uma linha de pensamento inovadora com relação à educação, e no livro Pedagogia da Autonomia ele expressa basicamente orespeito aos saberes dos educandos. Sabemos que os educandos também trazem para a escola conhecimento, pelo fato de serem indivíduos socioculturais; o que Paulo Freire defende é que esses conhecimentosvenham ser valorizados e lapidados pelos professores. Dessa maneira o professor estaria sendo ético consigo mesmo e com o outro. Freire chama essa ética de Ética Universal do Ser Humano e acredita queela é bastante importante para a prática docente.
O autor trata temas relacionados que estruturam o livro, e o divide em três capítulos. No primeiro capítulo "NÃO HÁ DOCÊNCIA SEM DISCÊNCIA"Paulo Freire cita exemplos de educadores críticos, progressistas e conservadores, e apesar das diferenças os mesmos necessitam de saberes comum como, por exemplo, diferenciar prática de teoria, respeitaros saberes dos alunos, reconhecer que o professor também está aprendendo ao ensinar, pesquisar para ensinar, ‘‘corporeificar” as palavras, enfim no ciclo de ensino-aprendizagem, Paulo Freire ressaltaa importância do ‘‘Pensar Certo” que é o pensar puro que não considera-se superior ou melhor aos outros pensamentos, apenas deixa transparecer que, o que é belo é estar no mundo em pleno e amploconhecimento, isto é, apto a sempre aprender.
No segundo capítulo afirma-se que ensinar é também preparar o caminho para total autonomia de quem aprende, é fazer um cidadão consciente de seus direitose deveres. Exigências são colocadas nesse capítulo tais como: consciência do inacabamento que é saber transferir o final; reconhecimento de ser submetido a certas condições devido a alguns fatores;respeito à autonomia do educando; bom senso; humildade, tolerância e luta em defesa dos direitos dos educadores, que precisam resgatar a sua importância; curiosidade pois é a chave do conhecimento;...
tracking img