Resenha do filme “O enigma de Kaspar Hauser” – Herzog, Werner (Alemanha, 1974).
Kaspar Hauser, desde a mais tenra idade, foi privado do convívio social. A partir daí sua triste trajetória nos apontamuitos resultados obtidos por sua privação cultural, pelo não desenvolvimento de sua linguagem. O fato de ter vivido muito tempo isolado de outras pessoas (até mesmo seu alimento era deixado à noite,quando dormia) trouxe a Kaspar Hauser graves conseqüências em sua formação como sujeito, como indivíduo. Quando Kaspar é retirado do cativeiro e mesmo muito tempo depois, já com a linguagemdesenvolvida é possível perceber através de seu olhar atônito, o espanto, o estranhamento frente à paisagem, frente às pessoas e suas reações. Através do filme podemos fazer uma reflexão sobre o papel dacultura, o papel da linguagem em vários aspectos. Para Kaspar Hauser todas as frases são vazias de significado porque não viveu e experiência da linguagem nas relações intersubjetivas. A única exceção aprincípio era a palavra cavalo que, para ele, tinha algum significado porque um cavalinho de madeira era sua única companhia no cativeiro. O vazio de significado que as frases têm para ele comprova oudemonstram de algum modo o que Habermas postulou a partir da virada lingüística e pragmática e refuta a idéia cartesiana sobre a apreensão mental do conhecimento e a desvinculação do homem em relaçãoaos outros para chegar a esse fim. Se a teoria de Descartes se confirmasse, Kaspar conseguiria saber de todas as coisas, pois o mundo poderia ser conhecido sem a dependência de uma relação com ele oucom os outros homens. O processo vivenciado por Kaspar vai de encontro à visão de Habermas porque exemplifica parte das idéias que este último postulou acerca da individuação. Se pensarmos no conceitode insubstituibilidade no processo de individuação, podemos afirmar que Kaspar se sente insubstituível? Pelo menos a princípio, não. Não sabia, no começo, dizer nada de si mesmo. Mais tarde, com o... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 11). Resenha do filme: o enigma de kaspar. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Do-Filme-o-Enigma-De/100127.html

MLA

"Resenha do filme: o enigma de kaspar" TrabalhosFeitos.com. 11 2011. 2011. 11 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Do-Filme-o-Enigma-De/100127.html>.

MLA 7

"Resenha do filme: o enigma de kaspar." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2011. Web. 11 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Do-Filme-o-Enigma-De/100127.html>.

CHICAGO

"Resenha do filme: o enigma de kaspar." TrabalhosFeitos.com. 11, 2011. Acessado 11, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Do-Filme-o-Enigma-De/100127.html.