Resenha sobre o filme o enigma de kaspar hauser

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1746 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Porto Alegre, 18/11/2011
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Faculdade de Arquitetura
Departamento de Design e Expressão Gráfica
Disciplina: Semiótica
Por Lucas Gelásio Mörschbächer


Em 1828, um jovem foi encontrado em uma praça alemã segurando uma carta em sua mão esquerda. O filme O Enigma de Kaspar Hauser (original: Jeder für sich und Gott gegen alle), de 1974, trata a históriadesse jovem.

O filme começa com um ritmo lento. Cenas longas e repetitivas constroem o clima inicial, onde é apresentado o cenário (Alemanha, século XIX) e seu personagem principal, Kaspar Hauser. No início do filme ele está em uma cela, local onde viveu toda a sua vida, apenas recebendo alimento de um homem misterioso. Kaspar Hauser não fala e não age como um ser humano. Possui apenas umpequeno cavalo de brinquedo, o qual fica arrastando pelo chão repetida e freneticamente até ser golpeado pelo homem misterioso. Esse sujeito tenta ensiná-lo a escrever e a pronunciar algumas palavras e então certo dia solta-o das correntes e leva-o para o ambiente externo, onde há sol e campo. Kaspar Hauser não se ergue sozinho, nem parece saber caminhar.

Dessa primeira etapa do filme, podemosobservar como deve ter sido a primeira etapa da vida de Kaspar Hauser. Ele não fala, pois não teve companhia o suficiente para desenvolver um idioma. Não sabe brincar com um cavalo de brinquedo, pois nunca viu um cavalo antes, muito menos seu movimento. É golpeado pelo homem, mas não parece demonstrar dor; tampouco demonstra surpresa ao conhecer o mundo exterior. Porém, se refletirmos sobre essaaparente insensibilidade, concluímos que está errado afirmar que Kaspar não sentia dor nem surpresa, pois estaríamos afirmando isso apenas de acordo com os nossos padrões de demonstração de dor e surpresa. Kaspar Hauser não teve referências das tais reações padrão, então não reage como nós reagimos, o que não indica que não sinta o que sentimos. Kaspar Hauser não demonstra saber caminhar, pois oambiente em que vivia não possibilitava que fizesse caminhadas. Porém, essa é a versão do filme, não sabemos se o personagem reagia dessa maneira antes do primeiro relato de sua aparição pública.

O sujeito misterioso solta Kaspar Hauser no meio de uma praça, apenas com uma carta em sua mão esquerda, e este fica ali parado e imóvel. Logo surge alguém para tentar ajudar Kaspar, mas não conseguecomunicação. Lê o endereço escrito na carta e leva-o até o local onde ela deve ser entregue. Kaspar é hospedado na estrebaria, onde dorme pesadamente, enquanto a polícia local é chamada para investigá-lo. Eles leem a carta, que conta parte de sua história. Observam seus pertences e vacinas e chegam à conclusão de que ele tem origem nobre. Verificam se sabe escrever e ele escreve seu nome. Kaspar, então,é levado para uma nova cela, onde passa a ser observado.

Kaspar parece comportado. Não demonstra selvageria e age tranquilamente. Não sabe manusear talheres e só se alimenta de água e pão. As pessoas ao redor dele vão lhe ensinando palavras do idioma alemão e ele consegue aprender aos poucos. Há uma cena em que seus reflexos são testados com um soldado ameaçando dar-lhe estocadas com a espada,atacando-o com golpes que quase o acertam, porém Kaspar não parece ter nenhuma reação. Ele não reage porque não possui a noção de que a espada pode machucá-lo e nunca teve nenhuma experiência que lhe indicasse estar em perigo. Também não demonstra se assustar com fogo e acaba, então, se queimando ao tocá-lo. Depois da primeira experiência relacionando a novidade com o perigo e a dor, ele seafasta, aparentemente assustado, de uma galinha que colocam em sua cela. Entretanto, não se assusta com o bebê que encontra em um berço e se emociona quando o deixam pegá-lo no colo. Quando assisti ao filme pela primeira vez, entendi que a cena representava a primeira vez em que Kaspar Hauser vira um bebê; porém, vendo novamente o filme, noto que em cenas anteriores o bebê já havia aparecido no mesmo...
tracking img