Resenha do filme quase anjos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1789 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme utiliza-se de meios científicos e históricos para narrar a vida de Vivien Thomas e Alfred Blalock, pioneiros na descoberta da cirurgia cardíaca, relatando todo o desenvolvimento deste procedimento cirúrgico.
Something the Lord Made (adaptado para o português como Quase Deuses) traz à tona discussões sobre temáticas de forte cunho social como o preconceito, racismo, ética no trabalho. Sãoperceptíveis no filme marcas de preconceito contra a mulher, visíveis em dois momentos: no não reconhecimento dos trabalhos da Dra. Helen Taussig, que só foram ser desenvolvidos a partir do momento em que o Dr. Blalock os assume de fato; e, numa segunda ocasião, quando a esposa de Vivien, Clara Thomas, tem permissão negada pelo seu marido para exercer uma atividade remunerada fora do convíviofamiliar, que responde questionando sobre quem cuidará da menina. Vivien não tem a sua profissão reconhecida e é inferiorizado em diversos momentos por conta da sua cor de pele. Seu ofício primário, de marceneiro, aparece de forma generalizada numa mesma categoria que outras atividades de subsistência (como faxineiro, engraxate, servente). Ainda que tenha demonstrado, na prática, ser um bomprofissional, as suas ideias são sempre tidas como secundárias, exercendo influência branda e garantindo-lhe pouco ou nenhum valor, inclusive no tocante à remuneração que é inferior à de outros médicos de "Nível A" dentro da mesma instituição.
Vivien Thomas exerceu grande influência no desenvolvimento da cirurgia cardíaca estudada a ferro pelo Dr. Blalock, entretanto teve seu reconhecimento tardio nesteprocesso. A sociedade da época não aceitava a inclusão de pessoas "de cor" no exercício de determinadas funções, dificultando assim a valorização de Thomas. A instituição não o considerava fundamental na junta médica, mesmo tendo ele desempenhado este papel.
Embora tenha o seu nome sido citado nas pesquisas, ele não conseguiu atuar como médico sem o suporte do Dr. Alfred, atuando apenas de formasecundária, como representante de analgésicos. Há um questionamento forte acerca da falta de ética profissional por parte do Dr. Alfred Blalock que se utilizou dos relatórios feitos por Vivien durante as experimentações práticas das análises feitas em laboratório para a criação do procedimento cirúrgico sem dar a ele os devidos créditos pela pesquisa. Talvez o médico não tenha agido pelo que seconhece por "má fé" se portando desta maneira, já que não houve uma intencionalidade em prejudicar o seu ajudante, mas o fato de nem sequer mencionar o seu nome e relatar a sua vital importância para o projeto, seus anos de dedicação e fidelidade, além de seu vasto conhecimento e descobertas sobre o assunto, sugerem de forma implícita que o médico não agiu de maneira coerente com os princípios éticosda sociedade.
As práticas de pesquisa médica trabalhadas no filme Quase Deuses são exemplos ficcionais de algo que acontece na realidade e que interferem positivamente em melhorias nos mais diversos segmentos sociais. A pesquisa surge a partir da necessidade de se resolver situações-problema cotidianas, contribuindo para a evolução e modernização da medicina que é imprescindível na manutenção davida.
O estabelecimento de teorias e as análises laboratoriais são as etapas primárias para que seja possível alicerçar soluções a tais problemáticas; no filme, a representação disso são os incessantes trabalhos em cima da criação de um método cirúrgico capaz de controlar a doença do "Bebê Azul". O primeiro passo da prática é a pesquisa, que exige dedicação incessante, conhecimento aprofundadoe mente criativa para que se chegue aos efeitos desejados. É preciso criar um ambiente favorável, possibilitando colocar em prática as pesquisas previamente elaboradas e a partir daí colher os resultados de sua aplicação.
O filme Quase Deuses narra a história real de Vivien Thomas (1910-1985), um afro-americano e do Dr. Alfred Blalock (1899 – 1964) de forma marcante. Duas pessoas totalmente...
tracking img