Resenha do filme: obrigado por fumar

REITMAN, J. & BUCKLEY, C. Thank you for smoking. FOX SEACH PICTURES. EUA. 2006. Cor. 92 min. Comédia / Drama.

Jason Reitman(Montreal, 19/10/1977) é um realizador, roteirista, produtor e atorcanadense mais conhecido por realizar filmes como Thank yoiu for smoking e Juno. Foi nomeado duas vezes ao Oscar. É filho do diretor Ivan Reitman.

Nick Naylor, o protagonista do filme “Obrigado porfumar”, tem o papel de representar uma organização de tabaco, defendendo sobre aspectos do tabagismo que não podem ser definidos somente como malefícios causados pelo fumo. Defende a tese dosbenefícios, prazeres que levam as pessoas a consumirem tabaco. Participando de propagandas de TV, anúncios, palestras que incentivam o fumo, ao mesmo tempo, tentando mostrar o lado bom de sua profissão para ofilho. Com o tempo aparecem as adversidades, como a proposta de um senador de colocar figuras que evidenciem o mal causado pelo cigarro em seus maços. Foi armado então, um sequestro onde Nick foiforçado a suportar altas doses de nicotina através de adesivos colados em seu corpo, o que fez com que sua reputação aumentasse ainda mais, pois sobreviveu ao “ataque”. Nick, acaba envolvendo-se com umajornalista e abre para ela suas manobras comerciais. A mesma, usa desses artifícios para acabar com a imagem de Nick. Aparentemente deprimido, Nick abandona o posto que exerce e após receber o apoio dofilho, participa de um debate no senado e é chamado a retomar o antigo emprego, mas nega o cargo e resolve desenvolver outros tipos de trabalho.

É nítido o poder de persuasão de Nick, oprotagonista do filme, com fortes argumentações sobre fatores que induzem ao fumo, Nick é um verdadeiro relações públicas da indústria tabagista americana. Com indagações, questionamentos que induzem arespostas convincentes, Nick agrega cada vez mais seguidores para o consumo de cigarros. É impressionante como suas questões levanta em nós dúvidas reais sobre o que consumir ou não. Fica evidente...