Resenha: do ensinar geografia ao produzir o pensamento geográfico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (797 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Referencia do texto:
CALLI, H. C. Do ensinar Geografia ao produzir o pensamento geográfico. In: REGON. N; AIGNER. C; PIRES C; LINDA H. (orgs). Um pouco do mundo cabe nas mãos, Geografizando emeducação o local e o global. Porto Alegre: UFRGS, p. 58-73, 2003.

Sobre a autora:
Possui graduação em Geografia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ijuí (1973), mestrado em Geografia(Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1983) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1995). Pós-doutorado pela UAM - Universidade Autônoma de Madrid.Pesquisadora do CNPq. Atualmente é professora titular no DHE - Departamento de Humanidades e Educação da UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Atua no Programa dePós-Graduação em Educação nas Ciências na UNIJUI e orienta no mestrado e doutorado em Geografia na UFRGS. Tem experiência de ensino e pesquisa na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia, atuandoprincipalmente nos seguintes temas: geografia, educação, ensino, aprendizagem e ensino de geografia, e em currículo e formação de professores, para o ensino superior e escola básica.

Resenha deGeografia:
No texto Ensinar Geografia ao produzir o pensamento geográfico a autora Helena Callai apresenta de forma crítica um questionamento quanto a formação acadêmica do professor de geografia e aformação do bacharel em geografia, e afirma que “a formação adequada tanto para o técnico quanto para o professor deveria ser a mesma no sentido do conhecimento da ciência” (pág. 58) e que conceitosfundamentais da geografia auxiliam em ambas as habilidades.
Callai através de questionamentos com acadêmicos do curso de Geografia da faculdade Unijui pode constatar que há dúvidas quanto aobjetividade do conhecimento geográfico. As repostas dos alunos se limitam ao senso comum; a autora vê nisso um entrave, pois isso demonstra que o curso de formação de professores possui ideias vagas...
tracking img