Resenha do capitulo do livro ciencia politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1048 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do Capitulo 15 “O Sistema Representativo” do livro Ciência Politica

Um conjunto de Instituições que determinam oque é e como funciona o Estado é chamando de sistema representativo, também a dificuldades de ampla aceitação dessa conceituação como todos os termos de ciência politica.
Há dois pontos que devem ser levados em consideração para ação e presença do representante com suavontade, os pontos são duplicidade ou identidade. A duplicidade vem do advento do Estado liberal e o crescimento da sociedade burguesa, nesse ponto a defesa da independência do representante, essa independia seria da sociedade em si e de grupos com interesses, mas com o crescimento da sociedade no tempo contemporâneo não há um independência do representante, pois esta ligada ao mandate (e claro seupoder financeiro). Quando se fala em ligação entre representante e representado ocorre à segunda regra que é a identidade que é a ligação partidária e ideológica entre o mandante e seu representante numa intervenção politica.
Com a duplicidade deve se levar também em consideração que o representante é o depositário da soberania e que todas as ações são em nome da nação e se vai seguir ou não avontade do povo depende do representante, pois nesse caso há uma verdadeira (pelo menos conceitualmente) uma independência do representante diante ao eleitor. Resumindo na duplicidade o povo/eleitor só tem obrigação de votar e escolher seus representantes, pois todas as decisões estão debaixo da vontade do representante (somente), pois o povo não consegue tomar conta de importantes decisões sobrequestões sócio-política de forma que essas decisões devem ser tomadas, somente, pelos representantes. Oque pode afastar o povo do cenário politico, já que este não se sente necessário na tomada de ações só torna-se cidadão na época de eleições além de aumentar o nível de corrupção já que não se tem uma presença do povo nas questões politicas e os representantes não precisão prestar conta aninguém. Uma das sugestões para melhorar a duplicidade é encurtar os mandatos além de estreitar os mandatos, obrigar os representantes prestarem contas a assembleias que dificilmente ira se corromper em geral.
Na identidade há um crescimento de unir os governantes com as vontades dos governados, pois houve um declínio no prestigio das instituições governamentais e com o afastamento das pessoas doconvívio politico, tenta-se se religar, pois existe um otimismo nessa doutrina. Quando se defende e se aplica o sufrágio paradoxal, onde a vontade do povo se une se tem uma presença dos grupos de pressão e de partidos para intervir no meio politico através de um representante, esses grupos plurais e de pressões tendem a se declarar “voz” da massa em si, mas estão se aproveitando do afastamento do povopara poder intervir em cenários internos, mas uma vez se afasta o povo em si da tomada de decisões do cenário politico. Há também a busca pela parte dos governantes em “ganhar” as feições (votos) de determinados grupos analisando seus comportamentos e para receber seu apoio pós-decisões dessa forma se tem um funcionamento de sistema representativo. Dessa forma sempre haverá grupos maisprivilegiados e grupos ignorados, além, que é necessário uma melhor especialização das instituições democráticas para que grupos sejam atendidos e respeitados ou para burocratizar o sistema representativo. Os “grupos” tendem sair em vantagens, pois se tem mais proporção para melhor identificar os desejos do povo.
O sistema representativo é legitimo e necessário para que funcione o Estado para que seorganizem todas as decisões e decida de forma que os desejos seja todos atendidos.

Resenha do capitulo 17 “Sistemas Eleitorais”

O sistema eleitoral é um fator determinante para organizar e estruturar um governo e seu Estado, principalmente seu tipo de regime e ideológico, assim todos os países estão sobre influencia do seu sistema eleitoral.
Estudam-se os sistemas eleitorais a...
tracking img