Resenha de o universo numa casca de noz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1235 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DE RONDONIA - IFRO









ANDRÉ LUIS GOMES DA COSTA









RESENHA

O UNIVERSO NUMA CASCA DE NOZ

















PORTO VELHO – RO

MAIO DE 2012

ANDRÉ LUIS GOMES DA COSTA



















RESENHA

O UNIVERSO NUMA CASCA DE NOZTrabalho apresentado na disciplina de metodologia do trabalho Científico como requisitos para obtenção de nota sobre orientação da Professora Márcia Letícia.













PORTO VELHO – RO

MAIO DE 2012

HAWKING, Stephen. O universo numa casca de noz: Tradução de Verônica Gagliotti Fortunato Friaça, Consultoria de Amâncio Cesar Santos Friaça.SãoPaulo:Ediouro,2009.215p.Título original: The universe in a Nutsfhell.Teoria quântica.

Stephen Hawking, nascido em Oxford, Inglaterra, é considerado o mais brilhante físico teórico desde Abert Einstein. O autor vive em uma espécie de cadeira de roda elétrica, de onde tem inspiração para continuar suas pesquisas no ramo de sua atividade, ao publicar o seu primeiro livro, “Uma Breve Históriado Tempo” em 1988, expos suas teorias a respeito do universo e volta a expor suas teorias desta vez com “O universo numa Casca de Noz”, sendo um livro ricamente ilustrado de fácil entendimento pelo publico leitor em geral. Hawking desvenda o universo, indecifrável até mesmo pela física em suas teorias, parecendo está convencido de que não temos uma compreensão completa a respeito do universo.Em O universo numa casca de noz, e uma obra composta por sete capítulos. Entre eles ressaltam-se: Uma breve história da relatividade; A forma do tempo; O universo numa casca de noz; Prevendo o futuro; Protegendo o passado; Nosso futuro? Jornada nas estrelas; Admirável mundo brana. Hawking acredita que o universo possui várias histórias, sendo cada uma determinada por uma minúscula noz, assimvinda às indagações “O universo é realmente infinito ou apenas enorme? Ele é eterno ou apenas tem longa vida?” sendo que após descobertas recentes e relatos do autor o universo está se expandindo e mudando o tempo.

Hawking explica no primeiro capitulo sobre a teoria da relatividade que Albert Einstein falhou ao tentar descrever os momentos iniciais do universo, pois não incorporou emsua teoria o princípio da incerteza, um elemento aleatório da teoria quântica a que Einstein mesmo havia se oposto com o pretexto de que “Deus não joga dados”, logo após diversos experimentos concluir que estava errado e taxou sua teoria como sendo seu maior erro. Para o autor o universo pode ser comparado como um cassino gigantesco, com dados ou roletas sendo jogados constantemente a todo instante,assim conclui que talvez “o universo não tenha limite no espaço e no tempo”, ou seja, aplica-se a teoria da incerteza. Einstein também é lembrado pelo autor como um físico brilhante devido a sua contribuição com o desenvolvimento da teoria da relatividade geral e teoria quântica.

No segundo capitulo o autor expõe de fácil entendimento que os através que a teoria da relatividade deEinstein dá uma forma ao tempo, com isso podendo com conciliado com a teoria quântica, sendo que ficou provado que tempo e espaço são indissolúveis interconectados, ou seja, não se pode curvar o espaço sem também curvar o tempo, isso ficou mais que provado através da observação de do eclipse solar em 1919, por expedições britânicas a Sobral, no Nordeste do Ceará e a África Ocidental,assim levando que teoria da relatividade a ter o principio da incerteza, assim com a equação de Heisenberg , cujo resultado é não menor que a constante de Planck, sendo mostrado em um experimento de um pêndulo que em modo absoluto diretamente para baixo, assim chegando a conclusão que não é possível determinar a velocidade zero do mesmo. Também dá-se surgimento a teorias de P-branas de Paul...
tracking img