Resenha de: o letramento digital e a reciprocidade discente/docente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
 
Universidade Federal da Paraíba
Centro de Ciências Aplicadas e Educação - CCAE
Campus V – Rio Tinto / Mamanguape
Curso: Ciências Contábeis – Disciplina: Português Instrumental
Prof. Dr. João Wandemberg Gonçalves Maciel
Aluno: Hálison Souza de Lima Matrícula:
Data 16 / 05 /2010

Resenha de: O letramento digital e a reciprocidade discente/docente
 
1.Referência bibliográfica

LIRA, Thiago Espíndola. ; MACIEL, João Wandemberg Gonçalves. O letramento digital e a reciprocidade discente/docente. In: Encontro Nacional de Letramento, 2008, João Pessoa. Anais do Encontro Nacional de Letramento. João Pessoa: Idéia, 2008. p. 1172-1175.

2. Apresentação dos autores da obra

Thiago Espíndola Lira
Bolsista de Iniciação Científica do CNPq, Aluno doDepartamento de Estados dos Estados Unidos e Bacharelando em Relações Internacionais pela Universidade Estadual da Paraíba desde 2007. Atualmente é bolsista de iniciação científica do Instituto Nacional de Estudos das Relações Exteriores dos Estados Unidos - INEU, desenvolvendo pesquisa sobre o posicionamento da ONU com relação aos prisioneiros de Guantánamo durante a Era Bush. Atua principalmente nosseguintes temas: política internacional, política externa dos Estados Unidos, identidade nacional brasileira e estudos sobre a paz.

João Wandemberg Gonçalves Maciel
Doutorado em Letras, área de concentração em Linguística e Língua Portuguesa, pela Universidade Federal da Paraíba (2005), Licenciatura em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1985), graduação em Enfermagem pela Escola deEnfermagem Santa Emília de Rodat (1987), Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (1988), professor do Ensino Médio de 1988 a 2009, professor do ensino público (desde 1988). Atualmente é professor Adjunto I da Universidade Federal da Paraíba - Campus IV. Leciona Língua Portuguesa e Redação Comercial e desenvolve projeto de pesquisa na área de Letramento Digital e Midiático(hipertexto, arquivos eletrônicos e tecnologias na educação), lider do Grupo de Estudos sobre Hipertexto, Arquivos Eletrônicos e Tecnologia Educacional - GEHAETE (Cnpq), linguagem e cognição. Integrante do Grupo de Pesquisa: Cultura Digital e Educação - UFPB/CE/CNPQ - Unidade: Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Linguística, ComunicaçãoSocial: Publicidade e Propaganda, Português Instrumental na área jurídica, contábil e Ciências da Computação e Metodologia da Pesquisa Científica na pós-graduação.

3. Breve síntese da obra
O que, até pouco tempo, era novidade tornou-se ultrapassado. O absurdo agora é tolerável, a máquina virou homem, e a solidez dos conceitos e das relações foi modificada, permitindo a ascensão de novas formasde pensar, atuar e interagir.
A área da educação não fica à parte dessas transformações e, sobretudo, os avanços tecnológicos promovem o surgimento de novas categorias de redação, de leitura e de alterações no processo de ensino/aprendizagem, exigindo uma nova postura dos professores diante dos alunos, marcada, principalmente, por um maior comprometimento e uma forte inserção no meio digital.
Omeio digital não fará surgir um mundo mágico da educação, onde todos os problemas serão resolvidos, mas pode representar uma significativa contribuição para um sólido desenvolvimento do processo pedagógico de ensino/aprendizagem onde será possível encontrar alunos mais motivados, integrados à sociedade e predispostos a construções coletivas do saber.
Cientes do contexto de efemeridade moderna,alguns estudiosos, portadores dos anseios de muitos, têm trabalhado com correntes alternativas nas relações sociais que sejam capazes de apresentar uma resposta ao atual cenário global.
Para se favorecer o processo de ensino/aprendizagem nos anos contemporâneos, as crianças são condicionadas a, desde cedo, desenvolver as relações de reciprocidade no ambiente escolar e a produzir uma nova...
tracking img