O poder das redes sociais no ambiente corporativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1056 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Artigo Pequenas Empresas Grandes Negócios

Redes sociais como o Twitter, Orkut e Facebook valem ouro. São ferramentas cada vez mais populares na internet e um fenômeno tão recorrente e forte que não pode passar despercebido pelaspequenas e médias empresas. 

Dados de uma pesquisa realizada pelo Altimer Group e Wetpaint para a revistaBusiness Week com as 100 empresas mais valiosas ao redor doglobo mostraram que os empreendimentosque investem em mídias sociaisapresentam melhores resultados ereceitas finais mais recheadas. Em média, empresas que investiram em mídias sociais cresceram 18% em um ano, enquanto aquelas que investiram pouco nas redes tiveram queda de 6%, em média, em suas receitas no mesmo período. 

Redes sociais e o ambiente de trabalho

Em nosso país não há legislaçãoespecífica que exerça controle sobre o conteúdo publicado em redes sociais, aplicando-se a legislação comum

Por exemplo, o fato de um empregado publicar em rede social à qual pertence informações cujo caráter venha a causar prejuízos ao empregador, tais como a perda de clientes, a não efetivação de um determinado negócio ou veto para participar de uma concorrência pública, serão aplicadas asleis comuns.

Assim, ainda dentro de nossos exemplos, se o empregado postou em rede social uma mensagem caluniosa, poderá responder civilmente pela reparação do dano, poderá responder criminalmente pelo delito e ter o contrato de trabalho rescindido por justa causa, aplicando-se, respectivamente, o Código Civil, o Código Penal e a Consolidação das Leis do Trabalho.http://www.administradores.com.br/informe-se/tecnologia/redes-sociais-e-o-ambiente-de-trabalho/45303/

Utilizar as redes sociais FORA da empresa pode influenciar sua imagem DENTRO dela?

Entenda quando a rede social pode se tornar prejudicial para sua carreira, mesmo fora do expediente de trabalho.

Redes Sociais: usar ou não usar? Eis a questão.
Você está inserido dentro das redes sociais que a web disponibiliza? Temalgum blog, Orkut, Twitter, Facebook ou outra ferramenta dessas conhecidas como web 2.0? 

Caso sua resposta seja sim, você é mais um entre milhões de pessoas no mundo que compartilham mensagens através desse meio. De acordo com a pesquisa do Ibope Nielsen Online realizado em 2009, somente no Brasil, 59 milhões de pessoas utilizaram comunidades e ferramentas de mensagens instantâneas.

Já apesquisa "Internet Use" realizada pela GfK Brasil, comprova a preferência dos internautas em seu momento de lazer pela utilização das redes sociais (confira detalhes). Nela, foi apontada que as ferramentas conhecidas como web 2.0 são as principais razões que levam quase metade dos brasileiros a utilizarem a internet em seus momentos de diversão.

Até o relacionamento do "mundo empresarial" com asredes sociais tem ficado cada vez mais estreito. Apesar de algumas organizações bloquearem as redes sociais no ambiente de trabalho para não dispersar a atenção do funcionário dentro da empresa, muitas organizações estão utilizando essas ferramentas para aumentar sua exposição no mercado, obter feedback com seu público alvo e até para mapear tendências e comportamentos dos consumidores.

Mas,Ivan Witt, head hunter e sócio da Steer Recursos Humanos, empresa especializada em seleção para cargos de alta qualificação, alerta que profissionais devem tomar cuidados dentro desse espaço virtual até mesmo na utilização por razões pessoais. "É preciso ter critérios na utilização das redes e analisar qual é o objetivo com as postagens de idéias, pensamentos ou sugestões. Não é porque a internet éum ‘campo aberto' que se deva abastecer uma página com qualquer tipo de informação", diz Ivan Witt.

O especialista ressalta que esses cuidados devem ser tomados, pois, a maioria dos usuários dessas redes possui contatos em diferentes segmentos. "Nas redes sociais não estão apenas presentes amigos e familiares, mas também gestores, chefes, políticos, jornalistas, colegas de trabalho, e todas...
tracking img