Resenha de: "pesquisa social : teoria, método e criatividade"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social : teoria, método e criatividade. 23. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

Resenhado por Artur Fernandes

Maria Cecília de Souza Minayo é Mestre emAntropologia, fez mestrado em Saúde Pública e é professora adjunta do Departamento de Ciências Sociais da Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ. Lançou vários livros que trazem como tema a questão dasaúde pública, como por exemplo “Violência e Saúde”.
O trecho analisado do livro “Pesquisa Social” é o primeiro capítulo e recebe o título de “Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social” ecorrelaciona esses termos em quatro pontos subdivididos no decorrer do texto. Traz em seu texto conceitos que tratam da cientificidade da pesquisa social, comparando-a com a ciência, os conceitos demetodologia de pesquisa, a sua questão qualitativa e dos passos para se criá-la.
O primeiro ponto, fala da normatividade exigida pela pesquisa científica e que encontra problemas em ser utilizada nocampo social. Tais problemas se devem ao fato de que o pesquisador também se torna um elemento a ser pesquisado, que a objetivação pedida pelas ciências naturais pode descaracterizar a subjetividadedos processos sociais, e que a realidade desses processos é marcada pela especificidade e diferenciação. Eles tem características únicas, tais como a provisoriedade, o dinamismo, a especificidade, aidentidade com o investigador, a sua carga ideológica e sua essência qualitativa.
A metodologia de pesquisa é retratada no segundo tópico, que a conceitua como “...o caminho do pensamento e a práticaexercida na abordagem da realidade.” O pesquisador se utiliza desse caminho para construir e questionar a sua realidade, mesmo que para isso ele precise violar as regras antes estabelecidas. . Paraisso, é preciso dispor de teorias para que elas possam ser confirmadas ou não, e assim criar novas proposições, que são as construções lógicas, e os conceitos, que são as construções de sentido....
tracking img