Fichamento completo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (737 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FASETE-FACULDADE SETE DE SETEMBRO
BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMÇÃO

ITALO MOURA LIMA PAES BARRETO

FICHAMENTO COMPLETO

PAULO AFONSO- BA
MAR/2012
ITALO MOURA LIMA PAES BARRETOFICHAMENTO COMPLETO


Trabalho apresentado como requisito avaliativo à profª: Msc.Cecília Oliveira, da disciplina de metodologia do trabalho cientifico, do 1º período do curso de bacharelado de sistemas de informação, da Fasete – Faculdade Sete de Setembro.

PAULO AFONSO- BAMAR/2012
FICHAMENTO COMPLETO I


MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, Técnica e Arte: O desafio da pesquisa social. In:_________________(org) Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade.9º ed. Ed Vozes, Petrópolis,1998,p.09-15.

A preocupação do homem com a realidade está presente nas formas de conhecimento que possuímos. Através dos mitos, das tribos primitivas, podemosentender um pouco sobre organização social, poder, controle e produção. A ciência é a forma de expressão da busca coletiva e individual, na qual é baseada na realidade e não é definitiva. Por sua vez, aciência estabelece uma linguagem formada de conceitos, métodos e técnicas utilizadas de forma coerente e administrada. A cientificidade por sua vez, comporta, ao mesmo tempo, um pólo de unidade e um pólode diversidade, sendo assim um conhecimento formado de conceitos. A possibilidade de tratarmos de uma realidade onde somos agentes, a busca da objetivação da própria ciência em relação ao sentido dasubjetividade e qual método utilizar para explorar uma realidade tão específica e diferenciada, são algumas das questões em que a cientificidade se desdobra. As ciências sociais é histórica, ou seja,vive o presente, marcado pelo passado e projetando o futuro. Outro aspecto distinto das ciências sociais é a ideologia, que vincula interesses e visões de um mundo historicamente construído. Estando...
tracking img