Resenha de morfologia lexical

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7633 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Continuação de Morfologia Lexical de Antônio Sandmann. São Paulo:Editora Contexto.

Margarida Basílio, em Teoria lexical, acrescenta a possibilidade de uma função discursiva. Portanto a autora refaz sua divisão das funções nos processos de formação de palavras em:

• Função de denominação – que corresponde às necessidades semânticas, como dar nomes às coisas, seres, novos objetos, fatosnovos, fenômenos naturais, criações, realizações, descobertas científicas etc. Ex.: De passeata criaram carreata etc.


Função de adequação discursiva – que corresponde a necessidade de expressar aspectos subjetivos do emissor em relação ao conteúdo do que é comunicado. A comunicação, o texto, a frase são importantes para observação da função de adequação discursiva. Ex.: O uso de determinadossufixos para formar palavras que expressam, por exemplo, termos pejorativos, como, Que pão borrachento! Que falação ! ou o uso de sufixos que mostram valor, como, Que golaço ! Ieda Maria Alves, em Neologismo (1990), diz que a palavra neológica pode ser criada por razões estilísticas e, nesse caso, contribui para causar efeitos intencionais. Já Sandmann (1991) observa que certos neologismos podemdesrespeitar as regras de produtividade lexical e estilística. Ex.: desprefeito usado no lugar de “mau prefeito”. Podem expressar adequação à estrutura do texto. Ex.: a criação de neologismos na transformação de verbos em adjetivos para aplicar em determinado contexto (muito usado em jargões de determinadas áreas) e fugir da flexão verbal: “A proposta civilizatória... (que civiliza); emendassupressivas, substitutivas, aditivas ou modificativas”

Função sintática – toda vez que um processo de formação de palavras opera mudança de classe gramatical ocorre a função de adequação sintática. Ex.: Do adjetivo privativo saiu o verbo privatizar ; do verbo vender saiu ora o substantivo ora o adjetivo vendedor . A função de adequação sintática também se revela na frase. Ex.: A equipe vendedoraganhou prêmio pelo empenho. Processo muito frequente de adequação sintática é a nominalização de verbos .




DENSIDADE SEMÂNTICA DAS PALAVRAS


Para a formação de palavras, existem aspectos que devem ser observados na língua portuguesa:


Ordem econômica



– o fato de dois vocábulos apresentarem o mesmo radical o uso aponta para o menor vocábulo. Esse é um aspecto de economiapara a memória (segundo Basílio).


– o fato da formação de vocábulos mais longos para economizar muitas palavras necessárias a fim de expressar algo que se quer, alguma ideia. Ex.: incomensurabilidade . Foi criado esse vocábulo para economizar na frase o uso de um número grande de palavras para expressar a mesma coisa.

PROCESSOS COMUNS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS


ComposiçãoComposição – a palavra composta possui uma forma especial de distanciamento, isolamento que pode ter como motivação aspectos semânticos, sintáticos, morfológicos ou fonológicos.
Ex.: mesa-tenista
A palavra mesa-tenista tem como:

Critério fonológico: mesa, no composto, é átona.
Critério morfológico: mesa, no composto, o radical mesa não vai para o plural, somente o radical tenista.
Critériosintático: mesa, no composto, determina tenista e não o contrário.

A distinção entre composição e grupo sintático paralelo :

A composição distingue-se do grupo sintático paralelo por alguma forma de isolamento ou distanciamento que pode ter como característica critérios semânticos, sintáticos, morfológicos ou fonológicos, como foi exposto acima.

O grupo sintático paralelo parece um composto ,mas não o é. Pode ser fixo (meio ambiente) ou eventual (pé de mesa, copo de leite). O que o faz fixo ou eventual são aspectos culturais, tais como:
• entidades estabelecidas da nossa cultura, nomes permanentes (fixos).
• sintagmas de frase (eventuais).
Ao lado de copo de leite posso usar copo de cerveja, copo de refrigerante.

O que difere bem, segundo Sandmann, um composto de um...
tracking img