Resenha de estamira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CESG – CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
DE GUANAMBI

FACULDADE GUANAMBI


CURSO DE PSICOLOGIA - 2º SEMESTRE

Resenha Crítica

HÉLIO CORREIA DE SOUZA

Guanambi, 2011

HÉLIO CORREIA DE SOUZA

Resenha Crítica

Trabalho realizado como requisito parcial para avaliação da disciplina de Saúde Pública, ministrada pela profª Camilla, no 2ºsemestre de Psicologia Matutino.

Guanambi, 2011

Resenha do Filme de Estamira
O filme Estamira conta a história de uma mulher de 63 anos que sofre de distúrbios mentais e trabalha há mais de vinte anos no aterro sanitário do Jardim Gramacho, um local renegado pela sociedade, que recebe diariamente mais de oito mil toneladas de lixo produzido no Rio de Janeiro. Com um discurso eloqüente, apersonagem central do documentário levanta de forma íntima questões de interesse global, como o destino do lixo produzido pelos habitantes de uma metrópole e os subterfúgios que a mente humana encontra para superar uma realidade insuportável de ser vivida.

Devido o crescimento da sociedade, as pessoas vão ficando cada vez mais exigentes, e como seres humanos vamos criando grandes cidades que na sualuxuria também criar suas periferias, suas marginalidades, seus preconceitos e seus lixos. Lixo este que Estamira e muitos sem nomes retiram seu sustento.

Podemos situar Estamira com sua loucura em nossa sociedade da seguinte forma:
Para a ciência Social; Ela vitima do sistema.
Para o espiritismo; Ela é uma alma a ser desenvolvida.
Para a religião; Ela é uma endemoniada.
Para a sociedade;Ela é uma louca.
Para a medicina Psiquiátrica; Ela é esquizofrênica.
Para o cinema; uma artista.
Para a psicologia; São acontecimentos na ordem do saber que têm efeitos de poder.
Foucault

...as vezes é só resto, asvezes vem, também, descuido!
Estamira
Resenha do Livro O Alienista
ASSIS, Joaquim Maria Machado, nascido em 21 de junho de 1839 no Rio de janeiro veio a falecer em 29 de setembro de 1908. Poeta, romancista, dramaturgo, contista, jornalista e teatrólogo. Escreveu romances, crônicas, poemas, sonetos. Assumiu cargos públicos. Naprimeira fase era romancista e na segundo realista.
O livro marchadiano estar dividido em oito capítulos, que tem como foco narrativo o protagonista da história, Simão Bacamarte que ama a ciência. Nascido na Vila de Itaguai, volta após longo tempo de estudo como médico renomado. Ao chegar busca de forma humanista e cientifica ajudar pessoas acometidas de loucura.O autor discorre sobre a paixão doAlienista em estudar e analisar a saúde mental.
O Dr. Simão Bacamarte atraído por estudar a psique humano, a psiquiatria começa estudos e investigações cientificas sobre a loucura e a sanidade. Propõe a construção da Casa Verde, espécie de manicômio, local para abrigar pessoas portadoras de doenças mentais. Dar-se inicio a esses estudos e pesquisas através de observações, relatos, experiências,dentro de uma sociedade ruralista, com precariedades sociais, econômicas.
Todos os personagens são descritos de forma intima revelando comportamentos questionáveis, esses são alvos dos estudos, das observações. A vila começa a ser movida pelos procedimentos do Alienista que mandava recolher as pessoas para a Casa Verde baseado em seus próprios critérios. Todas as ações visavam entender o que era aloucura.
Após um tempo de pesquisa o Doutor, ver a possibilidade de criar uma nova teoria que propõem estudar uma nova maneira que sinaliza a diferença entre normalidade e loucura.Anuncia ao padre sobre essa teoria e ele opõe-se, mas o Alienista dar continuidade as pesquisas e começa a recolher pessoas ditas “normais” pela sociedade mais com comportamentos, atitudes contraditórios aos padrões da...
tracking img