Resenha "estamira"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (601 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA "ESTAMIRA"
O Documentário Estamira, filme de Marcos Prado, mostra uma das múltiplas faces da vida, faz uma reflexão a respeito da loucura, da sociedade onde vivemos e da própria existênciahumana.
Ao assistir este fascinante filme que muito me inquietou, precisei fazer pausas significativas para refletir a quantidade de conteúdos que a personagem nos “despeja”, ora mostrando suarevolta, em outras a sua força e esperança. Muitas vezes sonhadora e poeta dizendo do sentido da vida, da impotência e desamparo do ser humano. Ao mesmo tempo que o filme se torna depressivo, tambémevidencia o lado humano, vivaz, com as relações de Estamira construída através dos amigos do lixão, de solidariedade e respeito, conhecida como a “bruxa de Gramacho”
Estamira, de pensamentosabundantemente criativos, lúcida e de extrema sensibilidade e todas as características de seu distúrbio mental, são uma mulher que conseguiu livrar-se dos hospícios do RJ, onde teve uma passagem que lhe trouxemais sofrimento. Sua mãe já havia passado por manicômios até o momento em que Estamira foi resgatá-la.
Sobrevivendo através do trabalho em um lixão onde atua com amor e orgulho, ela afirma que “nãotrabalha por dinheiro”, mas sim “faz dinheiro”. Convive e se harmoniza com pessoas solidárias e amigas e afirma que prefere viver em péssimas condições no lixão, do que ser tratada em hospícios.
Ofilme mostra como a sociedade excluiu indivíduos e é desumana, tem como tema central a loucura e a pobreza, onde a força que Estamira encontrou para ser parte do processo social, foi vendendo seutrabalho e fugindo do estigma de louca reconhecido pelos filhos e médicos.
É uma lição pra a sociedade, consumista e capitalista onde o ser humano só vale pelo que produz, incapaz de acolher em seu meiopessoas acometidas por transtornos mentais como Estamira , que é fruto desta desigualdade e do descuido social.
Estamira narrou os maus-tratos nos serviços de saúde mental, dos manicômios e dos...
tracking img