Resenha de artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (447 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANTUNES F. C. B., CARVALHO R. M. M. A., SOARES T.S., VIANA E. C. Impactos ambientais decorrentes da ocupação desordenada na área urbana do Município de Viçosa, estado de Minas Gerais: revistacientifica eletrônica de Engenharia Florestal, Garça- SP, n. 08, Agosto de 2006, p. 1-14. Semestral.
Bruna Fernanda Souza de Assis
O tema abordado pelos autores é impactos ambientaisgerados pela crescente ocupação do solo.
Atualmente o contínuo processo de industrialização e crescimento urbano deve andar junto à preservação do meio ambiente e o uso consciente dos recursosnaturais não-renováveis. As discussões acerca dos danos ambientais vão desde as grandes cidades do país até mesmo os municípios de pequeno e médio porte no que diz respeito à falta de planejamentomunicipal.
A área de estudo compreende o município de Viçosa, localizado na Zona da Mata do Estado de Minas Gerais, possuindo uma área de 279 km2. A lista dos impactos ambientais foi elaborada por meio dalistagem de controle (check list), a mesma considerou a capacidade transformadora do ambiente físico, biótico e antrópico. Algumas medidas mitigadoras (quando impactos negativos) ou potencializadoras(quando impactos positivos), foram propostas para cada impacto identificado.
A pressão imobiliária foi apresentada como o principal motivo da ocupação desordenada do solo, o que acarretou em diversosimpactos ambientais. Os impactos negativos sobre saem os positivos, uma vez que são sentidos diretamente pela população local. Como exemplos temos: as alterações na qualidade e quantidade de água dabacia do São Bartolomeu, maiores custos para o tratamento de água, alteração do microclima local, exposição do solo, diminuição da infiltração da água pluvial no solo, aumento da susceptibilidade aprocessos erosivos, aumento de particulados, diminuição do nível de água do lençol freático, degradação dos vales, entre outros.
Sabemos que não é somente a cidade de Viçosa que sofre com as mudanças...
tracking img