Cabelo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2058 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Revisão Inicial

Evolução Histórica da Profissão de Cabeleireiro
A profissão de cabeleireiro é muito antiga, confirmada por achados arqueológicos de pentes e navalhas feitos de ossos.
No antigo Egito, aproximadamente 5 mil anos atrás, a arte de cuidar dos cabelos se destacou. Nessa época, surgiram os primeiros cabeleireiros, que tinham muito prestígio na corte dos faraós. A partir do ano 3000a.C. (antes de Cristo), as pessoas começaram a raspar a cabeça e a usar perucas de cabelo humano ou de lã de carneiro, geralmente tingida na cor preta ou com hena (pó feito de folhas de alfena egípcia) em tom vermelho-alaranjado. Essas perucas tinham cortes retos e comprimento que variava do queixo até os ombros, geralmente incluindo franjas.
No século 17 (XVII), na França, o rei Luís 14 (XIV)encomendou perucas ao cabeleireiro real quando percebeu que estava ficando careca e a novidade, que virou sinônimo de alta classe social, nobreza e ostentação, foi muito bem aceita e assimilada pelos súditos e também pelos sucessores do governante. Essa moda durou cerca de 150 anos.

Tricologia
Do grego THRICOS (cabelo/pelo) + LOGOS (estudo). A tricologia consiste no estudo fisiológico docabelo/pelo.

Vamos iniciar aprendendo sobre as camadas da pele, de onde surge o cabelo/pelo.
A pele constitui-se de 3 camadas:

1. EPIDERME - escudo protetor.
2. DERME – nutre e sustenta a epiderme.
3. HIPODERME – tecido de reserva e sustentação.

Na pele encontramos:

CAPILARES SANGUÍNEOS
NERVOS
MÚSCULOS ERETORES

GLÂNDULAS SEBÁCEAS
SEBO
PAPILA DÉRMICA
FOLÍCULO PILOSOGLÂNDULAS SUDORÍPARAS
G.S. ÉCRINAS
G.S. APÓCRINAS
SUOR

O corpo humano ao nascer é revestido por cerca de 5 milhões de folículos pilosos, não sendo formados folículos adicionais após o nascimento. A pele do corpo humano é revestida por diversos tipos de pelos:
1. Lanugem : é o pelo que cobre o feto, e desaparece após o nascimento.
2. Velus: é o pelo que substitui a lanugem após o nascimento.3. Pelo terminal: é o pelo que substitui o velus em determinadas áreas do corpo e em determinada idade da vida.
O CABELO
O Ciclo de Vida do Cabelo

Fase Anágena: é a fase de crescimento do pelo. O cabelo cresce aproximadamente 1,5 cm por mês. Nesse estágio, dentro do folículo, as células crescem e se dividem continuamente, permitindo o crescimento do cabelo.


Fase Catagenética: éuma fase de transição. A divisão celular diminui até parar. O folículo sofre involução e sua base migra em direção a superfície da pele.


Fase Telogenética ou Telógena: é a fase de saturação do pelo. O cabelo permanece ligado ao folículo somente por sua base queratinizada expandida. Nesse estágio, o cabelo cai naturalmente.

FORMAÇÃO CAPILAR
Os elementos que compõem o cabelo são:
CH O N S - CARBONO, HIDROGÊNIO, OXIGÊNIO, NITROGÊNIO E ENXOFRE
O cabelo cresce, em média, de 1 cm a 1,5 cm por mês. Cada fio de cabelo tem um ciclo de vida de 4 anos, aproximadamente. Cada folículo piloso está programado para ter, em média, 25 ciclos de vida. Na papila dérmica se desenvolvem as três fases de um ciclo.

O cabelo é uma haste fibrosa, formada por:
Cutícula- Camada mais externa da haste. Consiste de escamas duras, achatadas que se sobrepõe uma a outra formando o comprimento capilar. Sua função principal é a proteção do córtex, é a principal barreira à penetração de agentes químicos no interior da fibra. A cutícula é responsável pelo brilho, suavidade, penteabilidade e na formação de carga estática do cabelo.

Cada célula cuticular se divide em:Epicutícula - A camada mais externa da fibra
Exocutícula - uma camada proteica de cistina.
Endocutícula – Separa a exocutícula do Córtex.
A cutícula tem ligações dissulfeto (3%) motivo pelo qual é mais suscetível aos ataques químicos e enzimáticos.

Córtex - O córtex constitui de 75% a 90% da estrutura física e química do cabelo. Os grânulos de melanina que definem a cor dos cabelos...
tracking img